Federação do Tocantins assina termo de compromisso com o governo do estado para fortalecimento da rede empresarial

Notícias

A Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet) e a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) de TO promoveram no início da semana um encontro com lideranças empresariais de vários segmentos, com o objetivo de estreitar laços e fortalecer as relações com setores produtivos e o governo do estado.

O 1º Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins reuniu 26 líderes de associações comerciais. Para o presidente da Faciet, Fabiano do Vale, a iniciativa para a abertura desse espaço de diálogo vem ao encontro dos anseios dos participantes, com foco na colaboração mútua entre essas categorias e o governo. “Ocupar espaços e crescer, esses são nossos principais pontos de partida, todos temos algo em comum e o que nos une é o Tocantins. Queremos o desenvolvimento sustentável desse estado e essa é apenas a primeira de muitas edições de um evento que veio para fortalecer ainda mais essa parecia que tem gerado tantos frutos”, apontou.

O presidente da Faciet moderou um painel sobre associativismo, que contou com a participação de Eduardo Vieira, superintendente da CACB, e Samantha Col Debella, proprietária da Cafeína Conteúdos Inteligentes e assessora de Comunicação da Confederação, e o empresário Arnoldo Kirchesch, proprietário da Btor Soluções Computacionais. Na ocasião, foram apresentados o projeto Transformar, produtos e serviços que a CACB disponibiliza às ACEs para fortalecer o sistema associativista as empresas associadas.

“Para o fortalecimento do associativismo municipal, é fundamental que as ACEs promovam soluções que se adequem à sua realidade empresarial, como as que a CACB oferece, com foco nas empresas, sem nos esquecer do fortalecimento institucional das entidades. Esse é o nosso grande desafio”, disse Eduardo Vieira.

Termo de Cooperação

Para formalizar essa parceria, o Governo do Tocantins, por meio da Sics, assinou um termo de cooperação com a Faciet para a implementação do Programa Integrar para Desenvolver.

O objetivo é estruturar as operações das associações comerciais e empresariais, com foco em fortalecer a rede empresarial, disseminar a cultura do associativismo e do cooperativismo e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

O governador do estado, Mauro Carlesse, ressaltou a importância desses espaços de diálogo, em especial com os empresários, para entender as demandas dos setores produtivos e, assim, poder contribuir de forma positiva para a busca de uma solução. “Uma das maiores premissas da minha gestão é garantir emprego e renda para toda a população tocantinense e acreditamos que o caminho certo para essa realização é a parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Neste momento de retomada, estabelecer esses contatos e entender as necessidades de cada setor são fundamentais para atingir esse fim”, concluiu.

 

 

Fonte – Governo do Tocantins

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta