Vitrine Tecnológica da Embrapa começa a ser instalada em Manaus

Notícias

Começa a ser tornar realidade a Vitrine Tecnológica da Embrapa Amazônia Ocidental, um projeto da área de transferência de tecnologia, que vem sendo pensado há muito tempo para facilitar a demonstração das principais soluções tecnológicas disponibilizadas pela empresa ao setor primário do Amazonas.

A vitrine tecnológica está sendo implantada na sede da Embrapa Amazônia Ocidental (km 29 da estrada AM-10), em Manaus, numa área de 1,5 ha, com as principais espécies agrícolas disponibilizadas pela empresa. Inicialmente foram selecionadas as seguintes culturas: mandioca, milho, feijão, banana, abacaxi, açaí, dendê, seringueira, cupuaçu, espécies florestais, sementes crioulas e gramíneas.

As culturas serão estabelecidas seguindo as recomendações técnicas para cada espécie. A seleção das espécies a serem implantadas nesta primeira fase seguiu o critério de que deveriam ter um ativo tecnológico desenvolvido.

A pesquisadora Rosângela Reis, explica que a importância da estrutura fundamenta-se na necessidade de ir além da geração da tecnologia. “A implantação da vitrine tecnológica proverá significativo aumento na quantidade e qualidade dos cursos de capacitação e do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) oferecidos à sociedade”, ressalta.

“Pretendemos oferecer a agricultores, técnicos, estudantes e demais interessados a oportunidade de conhecer as tecnologias de forma mais eficiente, além de realizar a observação e atividades práticas no campo, durante os treinamentos e visitas sob a supervisão do instrutor ou técnico da Embrapa”, explica Rosângela.

No momento, a área da vitrine tecnológica está sendo preparada e já foram realizadas as etapas de limpeza da área e a calagem. Em breve serão realizadas as demais etapas de preparo da área e o plantio das culturas. O projeto está sendo viabilizado com recursos financeiros provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Ramos, apresentada em 2020.

 

Fonte – Embrapa Amazônia Ocidental

Foto – Divulgação

 

 

Deixe uma resposta