Guia interativo do Senar ajuda a melhorar gestão da propriedade rural

Notícias

Na gestão de uma atividade agropecuária é importante que o produtor mantenha sempre o ambiente de trabalho organizado e limpo. Assim, é possível otimizar o tempo e melhorar a gestão em busca de resultados financeiros.

O produtor de tomates Múcio Borges, do Distrito Federal, por exemplo, percebeu que sua atividade não estava rentável e decidiu repensar a parte administrativa e a infraestrutura da fazenda.

“A redução de custos é bem expressiva porque a partir do momento que não temos organização, não sabemos o que está sendo utilizado, de que maneira e a quantidade. Então a organização e o gerenciamento financeiro foram fundamentais para alcançar resultados”, disse Múcio.

O técnico de campo da ATeG do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do DF, Leandro da Silva, auxiliou o produtor nesse processo de transformação. “São muitos os benefícios obtidos quando a propriedade está organizada. Entre eles, o equilíbrio no tempo de trabalho e da vida pessoal, bem-estar dos colaboradores, saúde física e mental e rentabilidade da atividade”.

Para facilitar a orientação dos produtores na adoção dessas boas práticas, o Senar disponibiliza um guia interativo de organização da propriedade rural gratuito e online.

O conteúdo foi desenvolvido com informações de fácil acesso que indicam o passo a passo para o produtor iniciar o processo de organização e de melhoria da atividade rural.

Em 12 capítulos, o guia mostra detalhes sobre a gestão de recursos humanos, saneamento rural, organização de ferramentas, equipamentos, maquinários, farmácia veterinária, insumos, arrumação de ambientes para trato dos animais e manipulação dos alimentos, metodologia 5S de organização e lista de verificação.

Segundo o técnico de campo Leandro Silva, o produtor Múcio segue todos os passos à risca com excelentes resultados. “Tudo isso vai gerar lucro automático para o produtor. Porque quando ele passa a ter um ambiente organizado, o funcionário vai ter mais rendimento e facilidade para trabalhar. E com o gerenciamento financeiro, ele vai entender onde estão seus custos e onde pode economizar”.

O passo a passo do guia é ilustrado com fotos e elementos que vão ajudar o produtor a identificar e corrigir possíveis falhas. Além disso, esse guia é o primeiro material do Senar com conteúdo totalmente interativo. Caso o leitor tenha interesse em aprofundar o conhecimento sobre alguns assuntos, o guia permite o acesso, por meio de QR Code, para cartilhas virtuais da instituição e legislações.

“É um material muito rico. A partir do momento que você baixa ou salva o guia na estante virtual é possível compartilhar com outros usuários, fazer anotações, marcar páginas favoritas e buscar palavras-chave”, destacou a coordenadora de Produção de Materiais Institucionais do Senar, Fabíola Bomtempo.

Para baixar gratuitamente a cartilha, acesse: 

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta