Material educativo informa sobre direito e cidadania para quem vive no campo

Notícias

Foi pensando na troca de informações entre a Universidade, produtores rurais e agricultores familiares, que professores e alunos da USP criaram a obra Diálogos para o direito e cidadania no campo. A obra, gratuita, ainda pode ser utilizada como material educativo para extensionistas rurais, sindicatos, associações e movimentos sociais, e está estruturada para ser utilizada em ações pedagógicas, sejam virtuais ou presenciais, e conta com uma tabela para auxiliar na combinação dos recursos oferecidos – 31 mensagens de voz, 30 cartazes e 31 infográficos. O material está disponível neste link, e há uma lista com os links para baixar cada item.

De forma simples, acessível e objetiva, a obra é direcionada “a pessoas que vivem e trabalham no campo”, contam os autores. Os temas foram escolhidos em razão da sua importância para a agricultura familiar, como Crédito Rural, que abre a oportunidade de crescimento e modernização no meio rural. Em seguida, o tema é Impostos, que embora sejam devidos por todos os cidadãos, possuem hipóteses de diferenciação de acordo com localização do imóvel, produto, tipo de pessoa (física ou jurídica) e até mesmo de acordo com o veículo e seu tempo de uso. Na obra, os autores lembram que “o não pagamento dos impostos pode acarretar sanções, inclusive para aqueles que vivem no campo”.

Na sequência o livro trata da Aposentadoria rural, que após a Constituição Federal de 1988 sofreu impactos socioeconômicos expressivos no meio rural, aumentando a distribuição da renda familiar rural e a redução da pobreza.

 

Fonte – USP

Foto – Divulgação 

Deixe uma resposta