Agência de Fomento do Amapá recebe 77 Planos de Negócios do Programa Minha Primeira Empresa

Notícias

A Comissão Mista de Gestão da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá protocolou na tarde desta quinta-feira, 01, na Agência de Fomento do Amapá – AFAP, 77 planos de negócios dos candidatos concorrentes dos Editais lançados em dezembro de 2020 para implementação do Programa Minha Primeira Empresa no Amapá.

A AFAP é responsável pela análise de crédito referente a 4ª etapa do Programa visando a aprovação dos planos de negócios que serão financiados através da linha de crédito Minha Primeira Empresa.

Até o final do mês de julho serão aprovados para a concessão de crédito da linha Minha Primeira Empresa até 20 planos de negócios de cada Ciclo, desde que os candidatos tenham cumprido os requisitos exigidos através dos Editais e as normativas de financiamento da Agência de Fomento.

São 29 candidatos do Ciclo 2020.1 – Jovens Empreendedores, 14 candidatos do Ciclo 2020.2 – Empreendedores dos Programas Sociais dos Governos Federal, Estadual e Municipal e 34 concorrentes do Ciclo 2020.3 – Empreendedores dos Setores de Indústria, Comércio e de Serviços.

O Programa Minha Primeira Empresa configura uma política pública indutora da geração de pequenos empreendimentos produtivos criada pela Lei nº 2427/2019, regulamentada pelo Decreto nº 4076/2020 e Requerimento nº 0770/2018/GAB/DEP MARILIA GÓES como instrumento de fomento às ações empreendedoras, promovendo impactos econômicos no ambiente de negócios amapaense, com a criação de novas empresas, geração de empregos, incremento da renda, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população local.

Para o coordenador do Programa, o Diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Agência Amapá, Joselito Abrantes, através do Programa o Amapá dará um importante passo de fomento ao desenvolvimento econômico do Estado.

“O Programa Minha Primeira Empresa chega na fase de sucesso. Muito em breve, o Governo do Estado, através do Programa fará uma importante entrega de pelo menos cerca de 54 novos empreendedores nascentes e totalmente capacitados, que irão dar um novo gás ao mercado local. Desejo sucesso a todos os candidatos que persistiram e chegaram até aqui” declarou Abrantes.

Os participantes selecionados na nova fase deverão obrigatoriamente formalizar a abertura de sua empresa para a efetivação da concessão do crédito da AFAP. Após a publicação dos projetos aprovados os candidatos participarão de uma Oficina sobre Registro e Legalização de Empresas para receberem orientações quanto a esse procedimento e terão o apoio da equipe da Agência Amapá no processo de abertura junto a JUCAP.

Os pilares que garantem a sustentabilidade para o fomento ao empreendedorismo do Programa Minha Primeira Empresa como capacitação empresarial; acesso ao crédito e consultorias e acompanhamento para consolidação dos negócios são executados pela Agência Amapá e AFAP, em parceria com o SEBRAE/AP.

As fases do Programa

De 2.156 candidatos inscritos, 432 tiveram a inscrição homologada e participaram da 1ª etapa envolvendo uma capacitação online Iniciando um Pequeno Grande Negócio, com o levantamento do diagnóstico do perfil empreendedor e elaboração do Pré Plano de Negócios. 113 candidatos foram aprovados para participarem da 2ª etapa e 97 deles, seguiram para a 3ª etapa, onde foram ofertados cursos e oficinas de capacitação empreendedora como modelagem e validação do negócio, inovação, gestão financeira culminando com a Oficina de elaboração do Plano de Negócios.

Fonte – Ageamapá

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta