Desenvolvimento Regional pauta agenda da Suframa em Rondônia

Notícias

Com visitas técnicas e ações de integração com instituições locais, a Suframa encerrou, nesta quarta-feira (14), em Porto Velho (RO), a programação de atividades no Estado de Rondônia voltadas ao fomento a propostas de desenvolvimento regional e ao fortalecimento do ecossistema de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região.

Liderada pelo superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Manoel Amaral, e composta também por servidores das coordenações gerais de Gestão Tecnológica (CGTEC) e de Desenvolvimento Regional (CGDER), bem como da Coordenação Regional de Porto Velho (COREPV), a comitiva da Autarquia iniciou suas atividades na manhã da terça-feira (13), ao reunir-se com representantes de empresas, universidades, institutos de tecnologia e entidades de classe locais para apresentar pontos relacionados à Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM) e, ainda, participar da inauguração do “Feirão do Produtor Rural”, localizado em Triunfo, distrito do município de Candeias do Jamari (RO).

O espaço, direcionado à comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, é resultado do Termo de Convênio n°7/2017, celebrado entre o Governo do Estado e a Suframa. “Ficamos contentes com os resultados deste esforço conjunto com o Governo de Rondônia e temos boas perspectivas para esta obra, que era uma reivindicação antiga da população e dos produtores locais”, disse, na ocasião, o superintendente adjunto Manoel Amaral.

A reunião sobre a Lei de Informática da ZFM, por sua vez, também ensejou a discussões sobre tópicos importantes como programas prioritários e modalidades de investimentos, bem como promoveu um debate sobre a potencial criação de um ecossistema de PD&I em Porto Velho. Ainda na terça-feira, também foram realizadas visitas técnicas a instituições com processos de credenciamento no âmbito do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).

Integração

Nesta quarta-feira (14), último dia de atividades da comitiva em Rondônia, o maior destaque ficou por conta da realização de uma reunião na reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir), ocasião na qual a Suframa fez uma apresentação sobre os principais projetos em andamento visando ao desenvolvimento de sua área de atuação e também discutiu propostas de parceria com a universidade, as quais incluem, por exemplo, a possibilidade de a Unir atuar como executora de projetos de PD&I em Rondônia.

De acordo com o superintendente adjunto Manoel Amaral, o balanço da programação de atividades desempenhadas em Rondônia foi bastante positivo. “Foram dois dias de atividades intensas e que nos trouxeram conhecimentos pontuais sobre a realidade produtiva, científica e tecnológica de Rondônia, bem como permitiram a construção de sinergia e o fortalecimento de alianças importantes com nossos diversos parceiros locais. Estas ações itinerantes serão realizadas também em outros Estados da nossa área de atuação. Agora que estamos em um cenário mais controlado da pandemia de Covid-19, é uma atividade que vamos dar ênfase nos próximos meses”, destacou Amaral

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário