Adaf realiza nova coleta sorológica em bovinos de 6 a 24 meses

Notícias

Para garantir que o estado permaneça livre de febre aftosa, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) está realizando uma nova coleta sorológica em bovinos de 6 a 24 meses de idade de 43 municípios pertencentes ao Bloco II do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa). A estimativa é que sejam coletadas 4 mil amostras.

De acordo com a fiscal agropecuária médica veterinária da Adaf, Joelma Silva, que coordena o Pnefa no Amazonas, 330 das 9.208 propriedades que compõem o Bloco II serão envolvidas na ação. “O objetivo é detectar a presença de transmissão do vírus da febre aftosa no estado”, explica, acrescentando que o procedimento não requer nenhum aparato especial para ser realizado. “Apenas conter o animal, coletar o sangue, centrifugar e extrair o soro”.

Após a coleta, o material é encaminhado para análise em um dos laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A identificação do vírus levaria à declaração de emergência sanitária e colocaria em risco o status e as exportações do país.

A ação é fundamental para manter o status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação do estado. Atualmente, o Amazonas tem o reconhecimento internacional de 13 municípios (Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati) e parte de Tapauá como zona livre de aftosa sem vacinação. Os demais se encontram livres com vacinação, mas a Adaf trabalha para obter o status sanitário para todo o território estadual.

Em 2021, na primeira etapa da campanha desses 43 municípios onde estão sendo realizadas as coletas, foram vacinados 92,4% dos animais.

 

Fonte – Secom

Foto – Divulgação

Deixe um comentário