Embrapa e Sebrae estimulam pequenos empreendimentos rurais a atuarem em nichos de mercado

Notícias

Para estimular a inserção de pequenos empreendimentos rurais em nichos de mercado diferenciados, como o das dietas sem glúten, da produção orgânica de ovos, dos alimentos biofortificados e dos cafés especiais, a Embrapa e o Sebrae Nacional publicaram um conjunto de novos conteúdos, tais como vídeos, modelos de negócios, catálogo digital e publicações diversas, todos disponíveis gratuitamente em formato on-line.

Os conteúdos são resultado do projeto “Inteligência estratégica para pequenos negócios rurais: agregação de valor e tecnologia”, executado pelas duas instituições, com o objetivo de estruturar e difundir conhecimentos em tecnologia e gestão para o fortalecimento dos pequenos negócios, com foco na elaboração de estudos de tendências, modelos de negócios, consolidação de nichos de mercado e adoção de práticas que possam contribuir com a competitividade e a sustentabilidade desses empreendimentos.

O projeto contou com o apoio de mais de 15 Unidades Descentralizadas da Embrapa, que contribuíram tecnicamente para a elaboração de seis estudos de tendência e para 10 modelos de negócios, além da implantação do Observatório de tendências e sinais para pequenos negócios rurais.

Para Lívia Junqueira, Supervisora de Desenvolvimento de Mercado da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, unidade coordenadora do projeto, “a iniciativa trouxe a oportunidade de a Embrapa apresentar para os pequenos produtores rurais possibilidades de ampliar seu negócio com inovações que têm potencial para atender demandas de novos nichos de mercado”.

Observatório contribuiu com estratégias para o Agronordeste

Um dos resultados previstos no projeto foi a implantação do “Observatório de tendências e sinais para pequenos negócios rurais”, estruturado a partir de oficinas realizadas pela equipe do Agropensa e gestores estaduais do Sebrae que atuam no programa Agronordeste. “Esse trabalho promoveu a mobilização dos pontos focais do Sebrae, responsáveis pela implantação do observatório, e a organização de um repositório de dados, informações e publicações referentes às iniciativas executadas no Nordeste e no âmbito do programa”, explica Marcos Pena Júnior, supervisor da Rede de Observatórios da Embrapa.

O desenvolvimento de seis estudos de tendências foi outra entrega do projeto. Dentre eles, o de Tendências de mercado, desafios e oportunidades para agricultura digital, elaborado pela Embrapa Informática Agropecuária (SP) em parceria com a Embrapa Instrumentação (SP), o Sebrae e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), teve forte repercussão na imprensa nacional e internacional.

Modelos e vídeos para novos nichos de mercado

A iniciativa da Embrapa e do Sebrae gerou informações sobre dez nichos de mercado que despontam como boas oportunidades de pequenos negócios rurais. Para cada um, foram geradas orientações que abordam aspectos tecnológicos, legais, econômicos, comerciais e de boas práticas em formato de modelo de negócios, vídeos-pílula e catálogo digital, reunidas em um só lugar, na página.

O coordenador do projeto no Sebrae Nacional e analista de Agronegócio e Competitividade, Victor Ferreira, destaca que a trilha de conhecimento contribui para a melhoria da gestão e o aumento da produtividade e sustentabilidade dos pequenos negócios rurais.

Os dez nichos priorizados pelo projeto e que orientaram a produção dos modelos de negócios, catálogos e vídeos são:

Algodão naturalmente colorido como novo nicho de mercado
Boas práticas na cadeia de produção de açaí BRS Sertão Forte: maracujá-da-caatinga como um novo nicho de mercado Cafés especiais robustas amazônicos Derivados de feijão-caupi: opção para alimentação sem glúten – nutrição e saúde Hortaliças Panc: segurança alimentar e nicho de mercado Mandioca de polpa de raiz rosada: novas possibilidades para o mercado de mandioca de mesa
Ovos de poedeira Embrapa 051
Queijos artesanais brasileiros
Tecnologias inovadoras para produção de derivados de carne ovina com qualidade e valor agregado
Acesse a página do projeto “Inteligência estratégica para pequenos negócios rurais: agregação de valor e tecnologia” no Portal Embrapa: 

 

Fonte – Embrapa

Foto – Divulgação

Deixe um comentário