Cooperativas paraenses são reconhecidas no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021

Notícias

A força do cooperativismo paraense foi reconhecida nacionalmente. As cooperativas Unimed Oeste do Pará e SICOOB Coesa receberam respectivamente o troféu e a placa de reconhecimento conquistadas no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021. A entrega foi feita durante o Jantar de Confraternização do Cooperativismo Paraense, na última semana.

A Unimed Oeste se tornou a 1ª cooperativa do estado a ser premiada a nível nacional por suas práticas de governança e gestão. Além disso, a SICOOB Cooesa se tornou a 1ª cooperativa do estado do Pará a conquistar um dos destaques nacionais na categoria “Busca pela Excelência”.

O prêmio é uma iniciativa do SESCOOP que tem como objetivo reconhecer em nível nacional as cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio cooperativista. A premiação ocorre a cada dois anos e na edição de 2021, foram inscritas 310 cooperativas de todo o Brasil.

“O reconhecimento das cooperativas Unimed Oeste do Pará e SICOOB Cooesa na premiação mostra o elevado nível de competitividade dessas cooperativas, além de um trabalho excepcional em áreas voltadas para a profissionalização, a sustentabilidade e a perenidade do modelo de negócios cooperativista” destaca Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.

Na edição de 2021 do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, a Unimed Oeste do Pará, cooperativa do ramo Saúde foi premiada no nível Primeiros Passos de Excelência em Gestão, na categoria Bronze. Tal reconhecimento vem pelo fato de a cooperativa ter alcançado elevado índice de aderência dos seus processos de Governança e Gestão aos requisitos nacionais de Excelência para essas práticas gerenciais. A Unimed Oeste do Pará foi considerada premiada por ter alcançado a média de corte nacional no índice de excelência e por ter sido visitada pela Banca Avaliadora.

“O prêmio vem como um grande reconhecimento pelo trabalho que é realizado aqui na Unimed Oeste e também por toda a promoção da qualidade da empresa. Além disso, a participação no prêmio possibilitou o fortalecimento da nossa parceria com o Sistema OCB/PA, que oferece todo o apoio com programas e treinamentos que contribuem para que possamos oferecer produtos e serviços de qualidade”, conta Rosane Maia, Coordenadora de Gestão de Pessoas na Unimed Oeste.

O presidente da Unimed Oeste do Pará, Dr. Alberto Tolentino, enfatiza a conquista da cooperativa em ser a única do Norte a receber a premiação e destaca a responsabilidade de seguir na manutenção da qualidade em todos os processos da organização. “Receber essa premiação é a confirmação que estamos no caminho certo. Essa é uma conquista conjunta que envolve todos os colaboradores, cooperados e a rede prestadora. Ao mesmo tempo que é um orgulho para nós carregar esse selo, serve de incentivo para continuar o excelente trabalho que vem sendo feito na qualidade da cooperativa”, explicou.

Já a SICOOB Cooesa, cooperativa do ramo de Crédito, recebeu menção honrosa como Destaque Busca pela Excelência alcançada por sua dedicação e engajamento no processo de autoavaliação nos últimos anos para os seus processos de governança e gestão. A categoria reconheceu somente 10 cooperativas, sendo duas de cada região do Brasil. Na região norte, o estado do Pará conquistou o destaque com a SICOOB Cooesa. Para definir esse seleto grupo de cooperativas foi utilizada uma metodologia elaborada pela UFMG, onde foram analisados o engajamento e os índices das cooperativas inscritas no prêmio 2021, durante a sua jornada no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

“Esse reconhecimento é fruto de todo um trabalho que vem sendo construído nesses últimos 19 meses de nossa gestão, cujo objetivo é desenvolvermos eficiência operacional e qualidade em nossos processos. Para isso, todo esse trabalho descrito no PDGC nos faz buscar a melhoria contínua e tratar a excelência como um hábito, de forma profissional e consistente, com foco em inovação e no repensar constantemente nossos processos, a adequação às normas e boas práticas, sem perder nossa essência cooperativista e nosso foco comercial. Estamos muito felizes com este reconhecimento e vamos trabalhar em busca da conquista do prêmio. Nossa gratidão a todos da SICOOB Cooesa que trabalham de forma comprometida com nossos objetivos”, afirma Márcia Rejane Coutinho, presidente da SICOOB Cooesa.

Para a avaliação das cooperativas são analisados os resultados de Governança e Gestão do PDGC, que tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. O Programa é desenvolvido pelo SESCOOP e é aplicado por meio de instrumento de autoavaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. O programa é realizado em ciclos anuais, visando a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

“O maior diferencial das cooperativas premiadas é o nível de engajamento das pessoas, organização interna, padronização de processos, profissionalização de práticas gerenciais e nível de aderência aos requisitos de excelência em Governança e Gestão Cooperativistas”, explica Ticianny Barbosa, Técnica de Apoio Operacional do SESCOOP/PA.

Para essa conquista e o reconhecimento das cooperativas paraenses, o SESCOOP/PA participou ativamente a partir da realização do Programa de Gestão e Governança PA – 2021. No programa, foram promovidas as seguintes ações: Palestra de lançamento do Ciclo de Autoavaliação, que ocorreu em maio; Workshop de autoavaliação realizado nos meses de maio e junho; Inscrição no Prêmio Somoscoop Excelência em gestão no mês de junho; Semana de imersão em Governança e Gestão “Diagnóstico assistido” entre os meses de novembro e dezembro; Premiação do evento Somoscoop em dezembro.

“O SESCOOP/PA neste ano, teve uma atuação diferenciada junto às cooperativas. Iniciamos as ações com uma Palestra ministrada por uma das idealizadoras do PDGC, onde foi demonstrada a importância da ferramenta para melhoria dos processos nas cooperativas. Na sequência realizamos uma autoavaliação assistida, que foi realizada por um profissional que atuava no PDGC no Estado de Minas Gerais. Prestamos todas as orientações, fizemos o acompanhamento, incentivamos as cooperativas a participarem do Ciclo PDGC 2021, sendo que três cooperativas alcançaram pontuação para se inscreverem no prêmio, onde uma foi premiada e outra reconhecida”, completou Júnior Serra.

O presidente do Sistema OCB/PA destaca ainda a importância da conquista para o cooperativismo paraense. “Tal conquista mostra que nossas cooperativas buscam se aprimorar cada vez mais para ser um agente efetivo de transformação. Tudo isso em prol de uma sociedade mais alinhada às melhores práticas de justiça, cidadania, democracia, responsabilidade, além de estar preocupada com a coletividade e com a aplicação de valores e princípios que gerem resultados de alto impacto social, econômico, financeiro e ambiental que corroborem para o maior bem-estar, qualidade de vida e felicidade das pessoas”, afirma Ernandes Raiol.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário