Participação da Embrapa na 43ª Expoagro inclui lançamento de cultivar de guaraná e palestras técnicas sobre diversos temas

Notícias

A Embrapa Amazônia Ocidental faz o lançamento da primeira cultivar de guaraná de propagação por sementes: a BRS Noçoquém, na quinta-feira, 9 de dezembro, às 17h, na programação da 43ª Expoagro, feira de exposição agropecuária realizada em Manaus (AM), coordenada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

As atividades da 43ª Expoagro acontecem no kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, e a atividade de lançamento será no ginásio da Vila Olímpica, das 17h às 18h, com palestras do chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro, e do pesquisador da equipe de melhoramento genético de guaranazeiro da Embrapa, André Atroch.

Sobre o lançamento: a cultivar de guaranazeiro BRS Noçoquém é a primeira com propagação por sementes e representa uma alternativa ao cultivo de guaraná por mudas clonais. Seu potencial produtivo é 2,3 kg/planta, que representa produtividade mais de sete vezes superior à da média do estado do Amazonas (0,3 kg/planta). A cultivar também possui resistência à principal doença que afeta o guaranazeiro, a antracnose. Para saber mais sobre a cultivar de guaranazeiro BRS Noçoquém, clique aqui.

Como parte das atividades de lançamento da BRS Noçoquém haverá na manhã de sexta-feira, 10 de dezembro, uma visita guiada à vitrine de guaranazeiros e área de cultivo da BRS Noçoquém no campo experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, no km 29 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara).

Divulgação de publicação para Meliponicultores: na programação da Expoagro também será apresentado ao público o Guia Ilustrado de Plantas para Meliponicultura na Amazônia, publicação que traz informações para ajudar criadores de abelhas da região amazônica a planejar o plantio de espécies que ofereçam recursos florais que as abelhas sem ferrão necessitam para produzir mel, propólis e outros produtos. A publicação on line do Guia Ilustrado de Plantas para Meliponicultura na Amazônia poderá ser acessada em banner no site da Embrapa Amazônia Ocidental, a partir do dia 10 de dezembro. Para saber mais sobre o Guia Ilustrado de Plantas para Meliponicultura na Amazônia, clique aqui.

Palestras – A Embrapa Amazônia Ocidental também contribui na programação técnica da 43ª Expoagro com a realização de palestras sobre conteúdos da pesquisa agropecuária, ministradas por pesquisadores da instituição em temas como cultura da Castanha, Banana, Café, Açaí e Pecuária.

Na sexta-feira,10, pela manhã haverá palestras sobre “A Cultura do Açaí”, às 10h, com o pesquisador Edson Barcelos; e sobre “A Cultura da Castanha”, às 11h, com o pesquisador Roberval Lima. Ambas na sala 1, do Ginásio da Vila Olímpica.

Na programação de sexta-feira, à tarde, haverá as palestras sobre Ambiência e bem-estar animal: importância dos sistemas de iLPF para produção da pecuária sustentável, com o pesquisador Jeferson Macêdo, dentro de programação do Sebrae sobre Pecuária Sustentável, na sala 2, Vila Olímpica, de 16h às 17h.

Além disso a Embrapa está presente com estande institucional com mostra de publicações com acesso on line sobre diversos temas como mandioca, banana, castanha, açaí, guaraná,meliponicultura e piscicultura.

Pesquisadores da Embrapa participam da roda de conversa Demandas de CT&I para o Setor Agropecuário no Amazonas e a atuação das Organizações de P&D locais durante o II Seminário de Bioeconomia do Amazonas, que também acontece dentro da programação da Expoagro.

A programação completa está disponível no site .

 

Fonte – Embrapa Amazônia Ocidental

Foto – Divulgação

 

 

 

Deixe um comentário