Quatro países apoiam candidatura do presidente do Sistema OCB ao Conselho da ACI

Notícias

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou de reuniões virtuais na última semana com representantes de cooperativas internacionais para tratar sobre as relações bilaterais com o Brasil. Na oportunidade, Bulgária, Alemanha, Itália e Uruguai também declararam apoio a Márcio como representante da América Latina nas eleições do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

Petar Stefanov, presidente da Federação Búlgara de Cooperativas (CCU), que também preside a Organização Internacional das Cooperativas de Consumo (CCW), quer efetivar parceria com as cooperativas brasileiras do Ramo Turismo. Segundo ele, o país tem enorme potencial e a intercooperação pode ajudar a explorar melhor o setor.

Petar convidou, já para o segundo semestre, o presidente da OCB para um intercâmbio de experiências na Bulgária. Ele estendeu o convite também ao ex-conselheiro da ACI, Onofre Cezário de Souza, para auxiliar nas tratativas bilaterais entre os dois países. Petar declarou seu apoio a Márcio. “Podem contar com nosso apoio nas eleições, não só o nosso, mas dos países da Europa com quem trabalhamos”, destacou o búlgaro.

A conversa com a Alemanha tratou da continuidade da parceria de 25 anos entre a OCB e a Confederação Alemã de Cooperativas (DGVR), sobretudo nos segmentos de energia renovável, crédito, reciclagem, e agricultura familiar. O diretor do Departamento de Relações Internacionais, Andreas Capes, representou a DGRV e anunciou o apoio ao brasileiro. “Sua candidatura é algo genial, você como representante vai fortalecer nossas relações. Ter você na ACI será excelente”, declarou.

O também candidato ao Conselho de Administração da ACI pela Itália, Atílio Dadda, da Liga Italiana de Cooperativas (Legacoop), tratou com o presidente sobre temas como segurança alimentar, cooperação bilateral e parcerias com as cooperativas italianas de consumo para a compra direta de café brasileiro. Além de pedir apoio, anunciou que seu voto é de Márcio.

A Legacoop pertence à Aliança Italiana de Cooperativas – criada ainda no século 19 – formada por três entidades: a Confederação Italiana de Cooperativas (Confecooperative), a Associação Geral das Cooperativas Italianas (AGCI) e a Legacoop.

Já com o Uruguai, o diálogo foi no sentido de os dois países transferirem conhecimentos e desfrutar de oportunidades na região de fronteira com o Rio Grande do Sul. A reunião foi com o presidente das Cooperativas Agrárias Federadas (CAF), Pablo Perdomo, que declarou apoio ao Brasil nas eleições da ACI.

 

Fonte – OCB

Foto – Divulgação

Deixe um comentário