Redes populares impulsionam crescimento acima do mercado da Farmarcas

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Em uma estratégia arrojada, que vem se destacando no varejo farmacêutico, a Farmarcas já se consolidou como o quarto maior grupo do setor no país e um dos pontos que alavancam esse crescimento são as lojas populares das bandeiras Ultra Popular, Super Popular, Maxi Popular e Mega Popular.

Os números impressionam, no levantamento que considera a soma dos últimos doze meses, finalizados em abril com o mesmo período do ano anterior, as lojas das 12 redes associadas à Farmarcas cresceram 28,18%. Já o varejo farmacêutico como um todo cresceu 10,89%. Dentro desse cenário as redes populares são os grandes impulsionadores de crescimento.

Com esse destaque é natural que cada vez mais os projetos relacionados a essas lojas evoluam. Exemplo foi a inauguração de uma unidade da Ultra Popular no município de Lauro de Freitas, na Bahia, em abril. Com um projeto desafiador realizado pelo departamento de marketing da Farmarcas, a drogaria conta com um amplo espaço interno para entregar a melhor experiência de compra para os clientes.

Essa trata-se da maior loja do município e um projeto desenvolvido do zero pelo departamento de marketing da Farmarcas. Segundo Gilcy Braga, associado proprietário dessa unidade, foi uma excelente oportunidade de construir algo grandioso como nunca foi visto antes na região. “Eu enxerguei esse projeto como uma folha em branco onde a gente pôde desenhar buscando as melhores opções, desde posicionamento de loja ao layout da loja.”

Ele ainda complementa dizendo as vantagens de iniciar uma nova loja assim. “Quando se cria um projeto do zero, como é o caso dessa unidade, conseguimos fazer um trabalho bem melhor do que quando reformamos um local que já está construído e é preciso fazer diversas adaptações. Trata-se de uma loja construída em cinco meses e, com toda certeza, isso só foi possível por conta do suporte oferecido pela Farmarcas”.

Essa loja da Ultra Popular é considerada uma megaloja, agregando não apenas mais espaço interno, mas também um estacionamento com mais de 15 vagas disponíveis. Assim, com mais de 900 lojas espalhadas por todo o Brasil, a Ultra Popular é um grande exemplo de como a gestão da Farmarcas contribui para o sucesso de inúmeros associados.

Toda a estrutura do modelo associativista é pensada para atender as principais necessidades de cada drogaria. Isso acontece por meio de estratégias de comunicação, análise prévia do ponto onde as lojas serão inauguradas, pesquisa de público e muitas outras diretrizes importantes.

Entenda o modelo das populares

No modelo popular de drogarias, o principal foco são os preços. O empresário trabalha para ter o melhor preço da região e para a farmácia ser considerada econômica pelo consumidor. No entanto, o mais relevante para as farmácias do modelo popular ligadas à Farmarcas é a conquista de mercados estratégicos que pareciam muito complexos pela distância geográfica, sendo que a rede não se limita aos grandes centros e estando na grande maioria dos estados brasileiros.

“O modelo de farmácias populares desenvolvido pela Farmarcas possibilita aos empresários se associarem e captarem ótimos resultados por meio de compartilhamento de ferramentas modernas de gestão e de compras coletivas. Contudo, é importante destacar que o grande diferencial é a capacitação constante dos empresários e funcionários das lojas”, explica Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas.

Assim, o grande destaque se dá para o suporte na gestão, dado pela área de Sucesso do Associado, que conta com profissionais especializados que acompanham de perto o dia a dia da empresa e seus resultados. “Funciona como se as farmácias tivessem uma consultoria particular. No dia a dia do negócio, muitos administradores deixam passar decisões que são importantes para o resultado do negócio, mas os anjos estão atentos justamente para alertá-los”, explica o presidente Edison Tamascia.

O sucesso é tão grande que o modelo popular de farmácia vem sendo copiado por diversas farmácias e lojas em todo país. Entretanto, a grande dificuldade dessas é conseguir fazer frente aos diferenciais de gestão que a Farmarcas proporciona. Caso contrário, a adequação será apenas da marca, sem resultados.

 

 

Fonte – Divulgação

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