Projeto extensionista da Unitins leva informação sobre frango e ovo a estudantes de Palmas

Notícias

O Projeto de Extensão “Avicultura: produção sustentável e benefícios do consumo de carne e ovos”, do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas, realizou ação, na manhã da sexta-feira, 10, na Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Barros, no Jardim Taquari.

Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica repassaram informações a respeito do projeto aos 427 alunos participantes, matriculados do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

O projeto extensionista tem como objetivo a transmissão de conhecimentos técnicos, científicos e tecnológicos sobre a criação sustentável de aves de corte e informar a população sobre os benefícios do consumo de carne de frango e do consumo de ovos, bem como a desmistificação do uso de hormônios nas aves, explicou a coordenadora do projeto, professora Kedma Nayra da Silva Marinho.

A professora Maria Angélica Pedrico, responsável pela disciplina Zootecnia 2 e subcoordenadora do projeto, contou que, em relação aos benefícios dos produtos de origem animal, como o frango e o ovo, observa-se que há um desconhecimento da população sobre o quanto que esses alimentos são importantes. Então, os acadêmicos preparam material e uma apresentação dinâmica e vão para as instituições de ensino parceiras para desmistificar, explicar para esses alunos a importância da carne de frango e dos ovos.

“Essa foi a primeira ação e nós teremos outras no decorrer do ano. Então, nosso objetivo é levar para esses alunos e à comunidade informações sobre os benefícios dos produtos de origem animal. Nessa ação, o enfoque foi a carne de frango, abatido com 40 dias, resultado de melhoramento genético, de nutrição animal, de bem-estar. Resultado de uma produção animal que tem caminhado cada vez mais forte”, completou a docente.

Para o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Thiago Magalhães de Lázari, “as ações de extensão dentro do curso de Engenharia Agronômica têm como objetivo central buscar diagnosticar problemas enfrentados pela comunidade e discutir soluções apropriadas para saná-los. Desta forma, ampliamos a relação entre a sociedade civil organizada e a Universidade e estreitamos a necessária influência das instituições de ensino na transformação de vidas”.

O projeto tem na sua programação de atividades um Dia de Campo; Ciclo de Palestras em Avicultura; Dia D de informações sobre os benefícios do consumo de carne de frango e desmistificação do uso de hormônios nas aves; Dia do ovo; e Semana de aplicação de questionário aos acadêmicos para identificação do perfil do consumidor de frango e ovos.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário