Conferência Mundial da ACI acontece na Índia em novembro

Notícias

Em novembro de 2024, a Índia será palco de um evento monumental para o movimento cooperativo global. A Conferência Global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Assembleia Geral serão realizadas em Nova Deli, de 25 a 30 de novembro. Este encontro representa a maior reunião de cooperadores do mundo, onde serão discutidos os papéis das cooperativas na criação de um futuro coletivo, pacífico e próspero para todos¹.

Cooperativas constroem prosperidade para todos

O tema da conferência, “Cooperativas Constroem Prosperidade para Todos”, celebra as cooperativas como empreendimentos centrados nas pessoas, liderados por propósitos e orientados para o progresso. Inspirado pelo valor comprovado que as cooperativas adicionam às suas comunidades, o tema abrange quatro elementos essenciais: políticas facilitadoras e ecossistemas empreendedores; reafirmação da identidade cooperativa; cultivo de lideranças com propósito; e moldar um futuro justo, igualitário e resiliente.

Cooperativismo na Índia

Organizada pela ACI, a conferência como anfitreã a Cooperativa de Fertilizantes dos Agricultores Indianos (IFFCO) e pelas 18 organizações membros da ICA na Índia, que juntas representam quase 800.000 cooperativas e 290 milhões de cooperadores. Nova Deli não é apenas a sede do escritório da ACI Ásia-Pacífico, mas também um símbolo da cooperação internacional robusta que caracteriza o movimento cooperativo na região.

Ano Internacional das Cooperativas será em 2025

Ariel Guarco, presidente da ICA, expressou entusiasmo pelo evento, destacando que será uma oportunidade para compartilhar momentos valiosos e avançar na defesa junto a governos e organizações internacionais. O evento também dará início ao Ano Internacional das Cooperativas de 2025, declarado pelas Nações Unidas.

A conferência incluirá palestrantes inspiradores e debates provocativos em painéis, com sessões de trabalho múltiplas onde os delegados são convidados a co-criar visões e estratégias cooperativas. Além disso, haverá visitas a cooperativas e exposições, proporcionando uma rica troca de experiências e conhecimentos.

Com o mês de novembro sendo uma época movimentada em Nova Deli, a ICA está incentivando os delegados a reservarem viagens e acomodações assim que a inscrição e/ou confirmação de visto forem concluídas. Este é um chamado para todos os cooperadores e interessados no movimento cooperativo para se unirem e contribuírem com suas visões e propostas, fortalecendo a proeminência do movimento cooperativo em todo o mundo.

 

Fonte – Portal do Cooperativismo Financeiro

Foto – Divulgação

Deixe um comentário