Governo do AM participa do Dia de Cooperar e promovendo ações que marcam a data comemorativa

Notícias

Em Manaus, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM) promoveu, neste sábado (06/07), ações que marcam o “Dia C”, data que celebra o cooperativismo brasileiro. Na ocasião, a Sepror distribuiu 1.500 mudas frutíferas como de citros, pitaya e café, além de 8 toneladas de alimentos que foram adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Por parte do Programa Estadual de Combate ao Desperdício (Pcodepa), coordenado pela Sepror, a equipe promoveu uma ação inovadora ao oferecer degustação de alimentos produzidos a partir de doações de alimentos coletados em feiras e supermercados da capital. A ação foi realizada na Zona Norte da cidade, no Centro de Educação de Tempo Integral João dos Santos Braga.

O dia C do Cooperativismo é celebrado no primeiro sábado do mês de julho, há 15 anos. Mais do que um encontro entre os profissionais e voluntários do Cooperativismo, o Dia C é um momento de prática reflexiva, em defesa da cooperação mútua.

Os encontros, realizados simultaneamente em todo o Brasil é coordenado pelas Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e mobilizou entidades a oferecerem às comunidades serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, trabalho, lazer e cultura, dando visibilidade e engrandecendo o cooperativismo em todas as áreas da sociedade.

A Sepror incentiva de maneira institucional os trabalhos realizados por cooperativas, associações, valorizando as ações de impacto socioambiental das cooperativas amazonenses.

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, é por meio do cooperativismo que diversas iniciativas do setor primário têm se destacado, desenvolvendo não apenas a produção rural, mas também aprimorando a qualidade de vida das famílias.

“É um modelo de trabalho comprovadamente eficaz em qualquer área, em qualquer nível de atividade. Quanto mais cooperativismo, mais sucesso, mais projetos bem sucedidos”, enfatizou o secretário.

José Marched, presidente do Sistema OCB Amazonas, responsável pelo dia C, finalizou o evento dando destaque aos benefícios que essa comunidade recebe com um dia de atividades como ocorreu neste sábado.

“O Dia C não se encerra aqui. Além do que foi oferecido na área social com documentação, atendimentos médicos e odontológicos e orientações, muitos desdobramentos surgem e principalmente sobre a importância do cooperativismo que dá uma nova perspectiva de vida para essas pessoas”, destacou.

 

Fonte – Agência Amazonas

Foto – Divulgação

Deixe um comentário