Assentados no Paraná recebem sementes de milho e hortaliças

Notícias

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) doará 60.000 quilos de sementes de milho crioulo caiano e 1.500 kits de sementes de hortaliças orgânicas para 1.500 famílias de assentados da reforma agrária nos municípios paranaenses de Jardim Alegre, Laranjal, Londrina, Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu. A ação foi solcitada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do estado.

As sementes de milho foram compradas pela Conab de 19 agricultores familiares vinculados à Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (Copacon). Já as sementes de hortaliças foram adquiridas de 15 pequenos agricultores da Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (Conaterra). As operações ocorreram por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com recursos do Ministério do Desenvolvimeto Social (MDS). O investimento foi de R$ 393,96 mil.

As cooperativas fornecedoras irão entregar as sementes até o final de outubro, diretamente nos centros comunitários dos assentamentos. Serão beneficiados: Centro Comunitário do P.A. 8 de Abril, com 200 sacas de 40 kg de sementes de milho e 200 kits de hortaliças orgânicas; Centro Comunitário do P.A. Eli Vive I, com 300 sacas e 300 kits; Centro Comunitário do P.A. Marcos Freire, com 250 sacas e 250 kits; Centro Comunitário do P.A. Ireno Alves, com 300 sacas e 300 kits; e Secretaria de Agricultura de Laranjal, com 450 sacas e 450 kits.

O PAA é um programa do governo federal que visa fortalecer a agricultura familiar e, simultaneamente, combater a fome e a pobreza. Na modalidade Aquisição de Sementes, fomenta o desenvolvimento da agroecologia, além de fortalecer as cooperativas que vêm se especializando em sementes crioulas e orgânicas. A destinação do produto segue demanda de órgãos parceiros, com prioridade para famílias de agricultores familiares inscritos no Cadastro Único, mulheres, assentados, povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

Fonte – Conab

Deixe uma resposta