Comissão de aquicultura realiza primeira reunião do ano

Notícias

Nesta terça-feira (15), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), os membros da comissão de aquicultura se reuniram na sede da Federação para o primeiro encontro do ano.

Na oportunidade, os integrantes do grupo, formado por piscicultores do Estado e que tem como presidente, o produtor Luiz Elder Bonfá, apresentaram para o presidente da FAEA, Muni Lourenço e para o novo secretário de produção rural do Amazonas, Petrúcio Magalhães, as demandas do segmento no Estado e propostas para o setor.

No Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura – Peixe BRA, os dados são do anuário de 2-2018, apesar das adversidades climáticas, a região Sul lidera as estatísticas nacionais de produção, com 178,5 mil toneladas de peixes produzidas, impulsionada pelo Estado do Paraná, primeiro na história a ultrapassar a barreira das 100 mil toneladas/ano.

Os dados do Anuário (PEIXE BR), mostram que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 51,7% da produção do país. Os peixes nativos, liderados pelo tambaqui, participam com 43,7% e outras espécies com 4,6 a piscicultura gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.

Em 2017 ainda com números do anuário a Região Norte produziu 164.500 toneladas de pescado, desses dados Rondônia é líder na região e ocupa a 2ª colocação na produção nacional, enquanto o Amazonas ocupa a 8ª colocação com apenas 28.000 toneladas.

 

Fonte – Redação Coopnews

Foto – Divulgação