Comissão na Câmara analisa na terça relatório de MP que anula renegociações de dívidas rurais

Notícias

A comissão mista responsável pela análise da Medida Provisória 842/18 reúne-se nesta terça-feira (14), às 15 horas, para apreciar o relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O texto foi lido na última reunião, quando foi concedido pedido de vista.

A MP anula a renegociação de dívidas rurais oriundas de financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer) e do Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária (Procera).

O texto revoga cinco artigos da Lei 13.606/18, que autorizou as renegociações. No caso do Pronaf, um dos dispositivos revogados concedia um desconto entre 40% e 80% na liquidação das operações contratadas até 2015.

A medida provisória revoga ainda um artigo da Lei 13.340/16, que autorizou desconto para liquidação de débitos de produtores rurais com linhas de financiamento bancadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Emendas

A medida provisória recebeu 98 emendas e grande parte foi aproveitada pelo relator. Entre as mudanças feitas pelo relator está a autorização de renegociação de operações do Pronaf até 31 de dezembro de 2019, com inclusão de dispositivo para garantir a liquidação de parcela vencida com desconto, sem a necessidade de liquidação por inteiro do financiamento contratado.

“Tais medidas são imprescindíveis para manter a viabilidade econômica de milhares de estabelecimentos rurais que são estratégicos para a geração de trabalho e renda aos pequenos agricultores brasileiros”, avaliou Fernando Bezerra.

Fonte – Agência Câmara

Foto – Divlgação

8 comments

  • I do not know if it’s just me or if perhaps everybody else encountering issues
    with your website. It seems like some of the written text within your
    content are running off the screen. Can somebody else please
    provide feedback and let me know if this is happening to
    them as well? This may be a problem with my
    internet browser because I’ve had this happen previously. Kudos

  • Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article.

    I’ll make sure to bookmark it and come back to read more
    of your useful info. Thanks for the post. I will certainly comeback.

  • I’m not sure where you’re getting your information, but
    great topic. I needs to spend some time learning much more
    or understanding more. Thanks for fantastic information I was looking for this info for my mission.

Deixe uma resposta