Congresso homenageia cooperativismo em sessão solene

Notícias

O Congresso Nacional promove sessão solene na quinta-feira (4), às 9h, para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e os 50 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A sessão, realizada a requerimento do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) e do deputado Evair de Melo (PP-ES), será realizada no Plenário do Senado.

Criada em 1969, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do cooperativismo no país. Essas cooperativas atuam na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação. A criação da OCB ocorreu durante o 4º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, realizado em 1969.

Já o Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, durante o Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), e é comemorado no primeiro sábado de julho.

História

Em 1847 surgiu no país o movimento cooperativista que seguia os modelos europeus, baseados no trabalho associativo e na experiência de atividades familiares comunitárias. Esse movimento começou no interior do Paraná. O Rio Grande do Sul também implantou um modelo de cooperativismo em 1902, fundamentado nos trabalhos desenvolvidos junto a pequenas comunidades rurais e vilas na Alemanha.

Na década de 1950, se disseminou no país o modelo de cooperativa de crédito mútuo, criado pelo canadense Alphonse Desjardins (1854-1920) e, por isso, chamado de Desjardiano. Sua principal característica é a existência de vínculos entre os sócios, reunindo grupos homogêneos como os de clubes, trabalhadores de uma mesma fábrica ou funcionários públicos, entre outros.

 

Fonte – Agência Senado

Foto – Divulgação