Conselho de Pesca e Aquicultura cria Grupo de Trabalho para discutir o Terminal Pesqueiro de Manaus

Notícias

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) realizou, nesta segunda-feira (6/5), a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa), na sede da Secretaria, em Manaus. Durante a reunião foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com 13 conselheiros, que irão definir soluções para o Terminal Pesqueiro Público de Manaus. Foram ainda apresentadas e aprovadas a identidade visual do Conepa, as propostas de mudança do regimento interno do Conselho e a inclusão de novas entidades.

O titular da Sepror e presidente do Conepa, Petrucio Magalhães Junior, destacou a importância do Conselho na inclusão das atividades de pesca e aquicultura no Parque de Exposição Agropecuário do Amazonas, a ser inaugurado este ano.

“A grande conquista deste ano é a retomada do Parque de Exposição Agropecuário do Amazonas. A ideia não é apenas realizar a feira, mas manter esse parque ativo ao longo do ano, para que dessa forma contribua para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura no interior, por meio do Conepa”, afirmou Petrucio.

De acordo com o secretário adjunto de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Leocy Cutrim, o GT formado durante a reunião do Conepa visa abrir uma discussão sobre o Terminal Pesqueiro, dando apoio, suporte e buscando soluções. “Está prevista uma visita técnica com os conselheiros no Terminal Pesqueiro para ouvir as propostas de como deve ser o modelo de gestão do Terminal”, relatou Leocy.

Leocy lembrou que, em quatro meses, foram discutidas as principais pautas do setor, como a Lei da Aquicultura, o Terminal Pesqueiro de Manaus e atualização de Regimento Interno. “Os temas estão sendo discutidos de forma ampla e participativa sob a tutela do Conepa, tendo em vista a próxima reunião do Conselho, prevista para 15 de maio”, finalizou o secretário adjunto.

Estiveram presentes na reunião ainda 27 conselheiros de instituições e entidades para debater as mudanças e revisões no regimento interno do Conepa, após um ano em que o órgão permaneceu desativado. Entre elas se incluem Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea), Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas (Fepesca), Sindicato dos Engenheiros de Pesca (Sindpesca), Federação do Sindicato de Pesca do Estado do Amazonas (Fesipeam), Associação dos Engenheiros de Pesca (AEP), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Sindicato dos Armadores, Pescadores e Proprietários de Barco de Pesca do Estado do Amazonas (Sindarp), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Cooperativa de Pesca, Produção e Apoio a Agricultura Familiar do Estado do Amazonas (Coopafam), Associação Conservação da Vida Silvestre (WCS), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comercial Informal (Semacc), Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

 

Fonte – Secom

Foto – Divulgação