Embrapa Amazônia Ocidental divulga programação de cursos para 2019

Notícias

Durante o ano, a Embrapa Amazônia Ocidental estará oferecendo cursos para produtores rurais e profissionais de assistência técnica e extensão rural, abrangendo culturas e temas de interesse para o estado do Amazonas, visando o desenvolvimento do setor primário. No total serão 10 cursos, todos gratuitos, que acontecem na sede da empresa em Manaus. A programação, elaborada pelo Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT) inicia nesse mês de março e prossegue até dezembro.

Para cada capacitação serão abertas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas com antecedência. Segundo o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental, Marcos Garcia, esses cursos fazem parte de um esforço maior do centro de pesquisa visando a ampliação dos conhecimentos técnicos de produtores rurais. “Além dessa programação, realizamos uma série de capacitações a partir de parcerias com prefeituras municipais, associações de produtores, cooperativas, entidades públicas e privadas, sempre buscando atender às demandas do setor produtivo”, ressaltou Garcia.

Cupuaçu – O primeiro curso a ser ministrado nesse ano será “Produção de Mudas de Cupuaçu”, que acontece no dia 28 de março. Ministrado por Anderson Clayton da Silva Wolff, entre os objetivos da capacitação estão as técnicas para a produção de mudas e de que forma essas práticas impactam na produtividades. O cupuaçu é uma fruta importante na economia do estado do Amazonas, em virtude da larga comercialização de sua polpa in natura ou processada. Por isso, é grande a demanda de produtores que desejam formar um pomar comercial, visando o aumento de renda, ou mesmo um pomar doméstico.

O cupuaçuzeiro pode ser propagado por sementes ou sexualmente e por via vegetativa ou assexuada (enxertia). As mudas podem ser produzidas pelo próprio produtor, desde que obedecidos os padrões mínimos de qualidade, ou adquiridas de viveiristas. O curso abordará temas como: aspectos agronômicos do cupuaçuzeiro, tratos culturais em viveiro, formas de propagação, propagação por sementes (prática) e propagação por enxertia (prática). Para mais informações e inscrições: (92) 3303-7832/ 3303-7834/ 3303-7836 ou pelo e-mail cpaa.cursos@embrapa.br.

Calendário de Cursos 2019

Curso

Instrutor(es)

Data Prevista

1 -Produção de mudas de cupuaçu

Anderson Clayton da Silva Wolff

28.3.2019

2 – Produção de mudas de guaranazeiro no Amazonas

Lúcio Pereira Santos

25 e 26.4.2019

Firmino José do N. Filho

André Luiz Atroch

Adauto Maurício Tavares

Márcio Martins Pereira

3 – Cultivo de mandioca no Amazonas

Miguel Costa Dias

16.5.2019

João Ferdinando Barreto

4 – Aplicação segura de defensivos químicos e uso de Equipamento de Proteção Individual na agropecuária

Murilo Rodrigues Arruda

30.5.2019

José Roberto Antoniol Fontes

Manoel Rodrigues de Lima Júnior

5 – Avaliação da fertilidade do solo e do estado nutricional das plantas: interpretação dos resultados analíticos

Maria do Rosário Lobato Rodrigues

27.6.2019

6 – Adubação orgânica

José Nestor de Paula Lourenço

25.7.2019

7 – Gestão de propriedade rural

José Olenilson da Costa Pinheiro

22.8.2019

Rosângela dos Reis Guimarães

8 – Avaliação de impacto e custo de produção agrícola

Lindomar de Jesus de Sousa Silva

12.9.2019

José Olenilson da Costa Pinheiro

9 – Boas práticas na sangria de seringueiras

Everton Rabelo Cordeiro

17.10.2019

10 – Boas práticas de produção de abacaxi

Marcos Vinícius Bastos Garcia

14.11.2019

 

Fonte – Embrapa

Foto – Divulgação