Embrapa capacitou interessados na produção de mudas do cupuaçuzeiro

Notícias

A Embrapa Amazônia Ocidental promoveu dia 28/3 o curso “Produção de Mudas de Cupuaçu”, com a participação de engenheiros agrônomos, técnicos da extensão rural, produtores rurais e pessoas interessadas em investir na atividade. Ministrado pelo técnico Anderson Clayton da Silva Wolff, a capacitação teve por objetivo orientar os participantes sobre as técnicas de produção de mudas da cultura do cupuaçu e abrangeu os aspectos agronômicos do cupuaçuzeiro, tratos culturais em viveiro, formas de propagação por sementes e por enxertia.

Participantes do curso, as engenheiras agrônomas recém-formadas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Raquel Brandão Campelo e Letícia de Paula Souza comentaram que estavam ampliando seus conhecimentos e que sempre que podem participam dos treinamentos da Embrapa, por que são mostradas práticas, tanto no campo como nos laboratórios, o que facilitam o entendimento. Também observaram a linguagem acessível e a capacidade de transmitir conhecimentos do instrutor e seus auxiliares.

O técnico em agropecuária e florestal, Marivan Marinho, funcionário da Prefeitura de Rio Preto da Eva, atualmente cedido ao escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), disse que desde o ano passado acompanha a grade cursos ofertados pela Embrapa e sempre que pode procura participar, por que amplia seus conhecimentos técnicos, além de interagir com profissionais da área. Desta vez se sentiu mais estimulado por que seu município é um grande produtor de cupuaçu e as demandas por informações sobre a cultura é muito grande.

Para o técnico André Vasconcelos, que também atual no Idam de Rio Preto da Eva, as informações recebidas nos cursos tem sido levadas para o escritório e depois repassadas aos agricultores. “Tentamos reproduzir as informações, mesmo que seja um folder já serve por que são dados atualizados e confiáveis”.

O curso faz parte da programação da Embrapa para produtores rurais e profissionais de assistência técnica e extensão rural, abrangendo culturas e temas de interesse para o estado do Amazonas, visando o desenvolvimento do setor primário. No total serão 10 cursos, todos gratuitos, que acontecem na sede da empresa em Manaus. A programação, elaborada pelo Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT) inicia nesse mês de março e prossegue até dezembro.

Para cada capacitação serão abertas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas com antecedência. Segundo o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental, Marcos Garcia, esses cursos fazem parte de um esforço maior do centro de pesquisa visando a ampliação dos conhecimentos técnicos de produtores rurais. “Além dessa programação, realizamos uma série de capacitações a partir de parcerias com prefeituras municipais, associações de produtores, cooperativas, entidades públicas e privadas, sempre buscando atender às demandas do setor produtivo”, ressaltou Garcia.

O próximo curso será sobre “Produção de mudas de guaranazeiro no Amazonas”, dias 25 e 26 de abril de 2019. Para outras informações e inscrições: (92) 3303-7832/ 3303-7834/ 3303-7836 ou pelo e-mail cpaa.cursos@embrapa.br. Mais informações sobre a grade cursos clique aqui.

 

 

Fonte – Embrapa

Foto – Divulgação