Embrapa e Inpa promovem simpósio sobre meliponicultura

Notícias

A Embrapa Amazônia Ocidental e a Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) promovem no dia 03 de outubro um Simpósio de Meliponicultura, abordando temas relacionados à criação de abelhas nativas sem ferrão. O evento será realizado no Bosque da Ciência, do Inpa, em Manaus (AM) e inicia às 8 horas com previsão de terminar às 17 horas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo link. 

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental e coordenadora do simpósio, Cristiane Krug, a meliponicultura permite a produção e comercialização de mel, pólen, geoprópolis e cera, entre outros produtos. Além disso, as abelhas nativas sem ferrão têm grande importância para a polinização da flora e consequentemente a produção de frutos e sementes de qualidade, propiciando a conservação das espécies florísticas da região onde está sendo desenvolvida a criação.

O simpósio é uma das atividades do projeto “Abelhas, variedades crioulas e bioativos agroecológicos: conservação e prospecção da biodiversidade para gerar renda aos agricultores familiares na Amazônia Legal (Agrobio)”. O Agrobio faz parte do conjunto de 19 projetos da Embrapa que formam o Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia, financiado com recursos do Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No programa do simpósio está previsto a discussão de diferentes assuntos relacionados ao tema, como legislação: criação e produção de mel; autossustentabilidade da meliponicultura; usos das abelhas sem ferrão; e produtos e subprodutos da meliponicultura. A atividade é ainda pouco explorada economicamente, mas segundo especialistas tem um grande potencial, especialmente pela qualidade do mel e também pelo valor ecológico. “Nesse sentido, é imprescindível investimentos de pesquisa e transferência de tecnologia para os agricultores que estão envolvidos na atividade”, ressalta Krug.

 

Fonte – Embrapa Amazônia

Foto – Divulgação

 

Deixe uma resposta