Faculdade de Medicina da Ufam participa do ‘Dia de Cooperar’ realizado pelo Sistema OCB/Sescoop

Notícias

O Dia de Cooperar foi celebrado no último dia 30 em todo país, em Manaus, o evento aconteceu na Arena da Amazônia, sob a coordenação do Sistema OCB e do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A atividade teve a participação de cooperativas e de instituições parceiras, dentre as quais a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que atuou por meio da Faculdade de Medicina (FM), com um grupo coordenado pela professora Ione Brum.

“Foram 68 ações, dentre elas: saúde, cidadania, lazer, beleza, educação e muito mais. Quem precisava de algum desses serviços, e não tinha recurso para pagar, foi atendido por aproximadamente 700 voluntários envolvidos nesse movimento, que, na verdade, é uma grande corrente do bem”, apontou a coordenação.

O ‘Dia C’

As cooperativas amazonenses se mobilizam para realizar a celebração do movimento Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C – a cada ano. No evento, cooperativistas, instituições parceiras e pessoas voluntárias se juntaram à equipe do Sescoop/AM para levar à população, serviços de saúde, educação, cidadania e muitas outras atividades gratuitas.

A partir de um planejamento do Sistema OCB/AM e um grande número de instituições parceiras, diversos profissionais voluntários ofereceram serviços como atendimentos médicos, vacinação, testes de HIV com apoio psicológico, exames. Além desses, também ocorreram palestras, emissão de documentos, cortes de cabelo, oficinas de artesanato, entre outras ações.

O Dia C é um movimento nacional de estímulo à realização de iniciativas voluntárias, contínuas, transformadoras e efetivas, em todos os municípios brasileiros. A meta deste ano 2018 foi a de beneficiar mais de um milhão de pessoas e contribuir ainda mais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte – Ufam

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta