Governo leva startups brasileiras para semana de imersão na França

Notícias

O StartOut Brasil, novo programa de internacionalização de startups do governo federal, leva quatorze empresas brasileiras para participarem, de 3 a 8 de dezembro, de uma semana de imersão em Paris, na França.

O programa, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec, contará com investimento anual de R$ 3 milhões.

Durante a missão, os empreendedores têm acesso à consultoria especializada em internacionalização, mentoria com especialistas no mercado de destino e treinamento de pitch. Além disso, cumprem agenda de trabalho montada para promover a prospecção de clientes e investidores e a conexão a ambientes de inovação, com visita a aceleradoras e incubadoras.

Também são realizados seminários de oportunidades, visita a incubadoras e aceleradoras e reuniões com prestadores de serviço. Ao final da missão, é realizado um Demoday, evento em que as startups têm a oportunidade de apresentar seus serviços e soluções a investidores locais.

Quando retornam ao Brasil, as empresas terão apoio para definir sua estratégia de internacionalização e realizar a efetiva instalação no mercado-alvo (softlanding).

A missão à França conta com o apoio da Business France, que entre 6 e 10 de novembro realizou a segunda edição do French Tech Tour Brazil 2017. O evento conectou startups francesas a parceiros estratégicos para a realização de negócios no Brasil.

No ano que vem, serão realizadas missões do StartOut Brasil em Berlim, Miami e Lisboa.

Programação

No domingo (03), os empreendedores participaram de um treinamento de pitch com Vinícius Machado, da Startadora, instituição que oferece treinamentos e capacitações a empresas e governos com métodos e ferramentas do universo das startups. Serão compartilhadas diferentes técnicas e estratégias de apresentação de projetos a potenciais investidores.

Nesta segunda (4), haverá um seminário de internacionalização na Embaixada do Brasil. Especialistas do mercado francês irão apresentar aos empreendedores brasileiros um panorama sobre empreendedorismo, financiamento e pesquisa de mercado no ecossistema da França.

Na terça-feira (5), os empreendedores visitarão incubadoras e aceleradoras francesas. Estão programadas visitas à Paris&Co, Le Hub – Bpi France e Station F. Também haverá um encontro com a equipe da Blablacar, plataforma de transporte que conecta motoristas e passageiros e promove o compartilhamento de carros em viagens de longa distância. A quarta-feira (6) é reservada às reuniões individuais de negócio.

O demoday está programado para acontecer na quinta-feira (7). Neste dia também será realizada uma visita ao Le Village by CA. Trata-se de uma iniciativa financiada pelo banco francês Crédit Agricole para fomentar inovações desenvolvidas por startups.

A missão se encerra no dia 8, quando haverá uma conversa sobre a integração entre startups e corporações com o professor Felipe Monteiro, do Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD). De tarde as startups têm agenda livre para realizar mais reuniões de negócio com investidores e parceiros franceses.

Startups selecionadas

As empresas foram avaliadas por uma comissão julgadora formada pelas instituições organizadoras da missão e especialistas do mercado. Os principais critérios usados na avaliação foram o grau de inovação, o mapeamento do mercado francês, a maturidade para internacionalização e a equipe.

Fonte – MDIC

Deixe uma resposta