Idam em Benjamin Constant realiza Demonstração de Método em cultivo de melancia

Notícias

Com plantação de um hectare de melancia, o agricultor familiar Carlos Junio da Silva Ancioly, abriu as portas da sua propriedade, na Comunidade de São Gabriel, para realização de uma Demonstração de Método (DM), realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Benjamin Constant (Idam/Benjamin Constant).
A DM, segundo o gerente do Idam/Benjamin Constant, Denis de Lima, consiste em apresentar ao produtor de forma técnica como se deve praticar as boas práticas de cultivo.

Neste caso, o gerente demonstrou quatro atividades: abertura de cova para cultivo de melancia, adubação, espaçamento (arranjos espaciais) e controle fitossanitário. Sobre o controle fitossanitário.

Seguindo recomendações técnicas, segundo o gerente, para controlar pragas ou doenças fúngicas, os agricultores podem utilizar controle natural à base de calda bordalesa composto por sulfato, cal virgem e água.

“Recomendamos a proporção exata e, no caso da produção do senhor Carlos, a aplicação será realizada em quatro vezes no prazo mais ou menos de 45 dias. Este tipo de controle pode reduzir doenças fúngicas em até 85% no cultivo de melancia”, explicou.

A DM foi acompanhada por outros 15 produtores rurais que também aprenderam as técnicas e poderão aplicá-las em seus cultivos. E, além de melancia, Carlos Junio da Silva Ancioly, cultiva ainda macaxeira e banana.

Fonte – Secom

Foto – Divulgação