Líderes de cooperativas da Africa participam de formação no Japão

Notícias

Cooperativas da região africana participaram de um programa de estudo no Japão para trocar informações sobre movimentos cooperativos nas duas regiões.

O projeto foi facilitado pela União das Cooperativas de Consumo do Japão (JCCU) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) por meio do seu escritório no Japão.

Entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro, o Japão organizou a edição 2017 do Programa de Formação de Líderes Cooperativistas da África. O programa de intercâmbio reuniu cinco líderes cooperativistas de Gana, Suazilândia, Quênia e Nigéria, que foram acompanhados pela Dra. Chiyoge Sifa, diretora regional da Aliança África.

A viagem de estudo incluiu tanto apresentações e visitas a Tóquio como um seminário público organizado com o escritório da OIT no Japão e o Comitê Conjunto de Cooperativas do Japão.

O evento deu aos líderes cooperativos africanos a oportunidade de fazer apresentações sobre o movimento cooperativo nos quatro países e sobre o que aprenderam com as cooperativas japonesas.

“Fiquei impressionado com a forma como as cooperativas apoiam as atividades dos pequenos agricultores com tecnologia. Esta é uma inovação que responde ao envelhecimento rápido da sociedade. Ter uma legislação moderna e específica para cada área permite que o setor cooperativo se desenvolva, como foi o caso no Japão. Isso é algo que precisamos no Gana “, disse Samuel Addo OTOO, diretor executivo da Easy Investment Coop Credit Union, que participou do programa de intercâmbio.

 

Fonte – ACI

Deixe uma resposta