Ministério participa na Bolívia de oficina sobre fortalecimento da agricultura familiar

Notícias

Representantes do Ministério do Trabalho (MTb) participaram nesta semana de uma Oficina Técnica Preparatória para a Reunião do Comitê Binacional de Integração Bolívia-Brasil. O evento discutiu a criação de um programa de produção de vegetais e leguminosas, visando o fortalecimento da agricultura familiar e da comercialização entre os dois países. O evento foi organizado pela Embaixada do Estado Plurinacional da Bolívia na cidade de Puerto Suarez.

Durante o encontro, foram apresentados os estudos “Cenário de Importação Hortifrutícola no Brasil: possibilidades e abertura para o mercado boliviano” e “Abastecimento alimentar transfronteiriço em Corumbá e Puerto Soares – Brasil e Bolívia”.

A oficina também contou com apresentações sobre os acordos internacionais comerciais entre a Bolívia e o Brasil. Durante os dois dias, aconteceram debates sobre propostas para ampliar a produção agrícola e o comércio entre os dois vizinhos. Outras atividades incluiram a formação de pré-acordos ao longo da oficina.

A reunião foi composta de um workshop que analisou as condições para iniciar a estruturação de um programa voltado para o desenvolvimento da agricultura familiar na fronteira com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A participação do governo foi fundamental para a formulação de políticas coerentes e eficazes, baseadas no diálogo social. Desta forma, o Ministério do Trabalho marcou presença no evento em busca da promoção do trabalho digno e da igualdade de direitos para todos os trabalhadores.

 

Fonte – MTE

Deixe uma resposta