No Acre parceria entre Conab e Exército esta beneficiando agricultores familiares

Notícias

Com apoio operacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS) está investindo R$ 121,8 mil na aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares do Acre. Os produtos serão fornecidos durante 12 meses pela Associação dos Agricultores Rurais do Polo Hélio Pimenta, de Rio Branco, vencedora da Chamada Pública realizada na última sexta-feira (27).

O contrato foi firmado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compras Institucionais. A exemplo de uma parceria recente entre a Conab e o 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7° BEC), a ação visa o cumprimento de legislação nacional, que determina que 30% dos alimentos comprados por órgãos da administração pública federal venham da agricultura familiar.

Muitos órgãos têm dificuldades para cumprir a norma, pois não dispõem de canais diretos com os agricultores familiares. É aí que entra a participação da Conab. A Companhia faz contato com as cooperativas e associações ligadas à agricultura familiar e as auxilia na juntada da documentação necessária para habilitá-las a participar da compra institucional. A Conab também ajuda na verificação da legitimidade das organizações dos agricultores, afastando possíveis atravessadores.

“A Conab no Acre está mapeando órgãos públicos que compram gêneros alimentícios no estado, a fim de fazer esta ponte e, assim garantir um canal de vendas para os agricultores familiares e apoiar os órgãos e entidades da Administração Pública no cumprimento da lei”, explica o superintendente da Companhia no estado, Filomeno Gomes de Freitas.

Ainda em 2017, o Exército deve direcionar, somente no Acre, mais R$ 400 mil reais para abastecer pelotões destacados nos municípios de Rio Branco, Assis Brasil, Epitaciolândia e Plácido de Castro.

Entidades que tenham interesse em receber o apoio da Conab na participação de chamadas de compra de produtos da agricultura familiar no Acre devem entrar em contato pelo telefone (68) 3227-8379 ou pelo email ac.sureg@conab.gov.br.

 

Fonte – Conab

Deixe uma resposta