No AM Agricultores familiares participam de capacitação

Notícias

Agricultores familiares do Amazonas recebem, nesta segunda-feira (25), uma capacitação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para ampliarem o acesso aos mercados. O evento ocorre na sede da Companhia em Manaus, onde serão realizadas palestras e mesas redondas para discussão sobre o tema.

Na ocasião, o superintendente da Conab no estado, Serafim Taveira, explicará o funcionamento das principais ferramentas de apoio à produção, executadas pela Companhia. Entre os destaques está o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e suas diversas modalidades. “Mostraremos como funciona a Compra com Doação Simultânea, que possibilita aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a venderem seus produtos à Companhia”, explica Serafim. “Esta produção é doada a grupos populacionais em situação de insegurança alimentar e nutricional”.

De acordo com o superintendente, outro mecanismo de destaque é voltado aos produtos extrativos da região. Com a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), os produtores encontram um instrumento de incentivo econômico que complementa o valor obtido com a comercialização dos produtos extrativos, desde que seja comprovada uma venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

O encontro também deve orientar os pequenos criadores sobre como participar do Programa de Vendas em Balcão da Conab, que oferta milho a preços de mercado atacadista para uso na ração animal.

Ao final do ciclo de palestras, haverá rodadas de negócios na qual os agricultores familiares poderão expor seus produtos e se aproximar dos mercados, realizar negociações e tirarem suas dúvidas. Estarão presentes empresários, técnicos de bancos de investimento, entre outros atores do agronegócio.

 

Fonte – Conab

Foto – Divulgação