O Cooperativismo tem como atribuição a responsabilidade social

Notícias

Apesar de não concentrarem capital e lucro, as cooperativas possuem uma grande responsabilidade social. Elas atuam no desenvolvimento da região em que atuam, colaborando com o bem-estar da comunidade.

As cooperativas têm o privilégio de auxiliar o local, elencando e desenvolvendo soluções de negócios e apoiando ações humanitárias e sociambientalmente sustentáveis, voltadas ao desenvolvimento das comunidades onde estão instaladas.

As formas usadas pelas cooperativas são as mais variadas desde a ajuda a instituições filantrópicas e socioeducacionais, ou realizando eventos e programas humanitários e ambientais.

O QUE É COOPERATIVISMO?

Segundo informações do Sistema OCB, o cooperativismo é uma forma de organização que tem como diferencial promover, de modo simultâneo, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Baseada na união de pessoas, sendo este o seu maior capital, a atividade tem como referenciais a participação democrática, a solidariedade, a independência, a autonomia e busca pela prosperidade conjunta, e não pela individual. Por sua natureza e particularidades, alia o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo. É um movimento capaz de devolver para as pessoas o resultado do trabalho, pois tem em seu centro o ser humano.

Para que o brasileiro conheça melhor esse engajamento tão difundido no mundo, o setor criou o “SomosCoop”. Seu principal objetivo é conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB em torno de uma única causa para tornar o trabalho empreendido conhecido e reconhecido na sociedade. Esse movimento busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa.

 

Fonte – OCB – Redação Coopnews

Foto – Divulgação