Programa de feiras da ADS no Amazonas cresceu 21% somente em 2018

Notícias

As feiras de produtos regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR), tiveram um crescimento de 21% em comparação ao volume de recursos movimentados no mesmo período do ano de 2017. Até as primeiras semanas de novembro deste ano, foram faturados R$18.949.049,07 milhões contra R$15.652.211,16 milhões do ano anterior, resultando em um aumento significativo.

O volume de quilos de produtos também foi favorável neste período: 6.801.005,28 kg foram comercializados em 2018 contra 6.092.075 kg em 2017 obtendo assim, um aumento de 12% de expansão. O crescimento se deu devido aos ajustes que ocorreram em algumas feiras da capital durante este ano.

A expectativa da agência é que até final de dezembro deste ano sejam movimentados cerca de 2 milhões de reais a mais, através das feiras.

Cerca de 22 mil produtores da agricultura familiar foram beneficiados direta e indiretamente até o momento, através das feiras de produtos regionais da ADS.

Em todo o Estado do Amazonas, a ADS disponibiliza 23 feiras para os consumidores de produtos regionais com preços justos e alta qualidade.

Finalidade

Cultivar, colher e vender. As feiras da ADS têm como objetivo eliminar a atuação do atravessador e colocar o produtor rural em destaque no mercado, fazendo com que ele tenha uma maior independência financeira.

Feiras na capital e interior

A ADS dispõe de 8 feiras de produtos regionais na capital, e 14 feiras no interior. São elas:

Capital: Shopping Sumaúma; Shopping Ponta Negra; Manaus Plaza Shopping; Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agraria (Incra); Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (Cassam); Comando da Polícia Militar (Petrópolis); Frigorífico Vitello do Parque 10; Frigorífico Vitello da Cidade Nova 1.

Interior: Rio Preto da Eva; Silves; Novo Airão; Humaitá; Careiro Castanho; Tefé; Novo Aripuanã; Manacapuru; Boa Vista do Ramos; Lábrea; Parintins; Beruri; Apuí e Manicoré também são beneficiados com a realização das feiras da agência.

Orgânicos

Entre as 23 feiras citadas, há duas feiras de produtos livres de agrotóxicos que a ADS coordena em Manaus, a Feira no Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agraria (Incra), que funciona todas as quintas-feiras de 16h às 20h e a Feira localizada no Frigorífico Vitello Parque 10, que funciona todos os sábados de 07h às 12h.

Os dias e horários de realização das Feiras na Capital podem ser acessadas aqui

Fonte – ADS.

Foto – Divulgação