Sicoob Manaus agora passa a ser chamada de Sicoob Amazônia

Notícias

O cooperativismo de crédito no Brasil ainda é conhecido por uma pequena fatia do mercado. Para mostrar o crescimento e a força deste sistema, no final do mês de novembro em Santa Catarina aconteceu a 12ª Edição do CONCRED – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito. O evento contou com a presença de duas mil lideranças cooperativistas de todo o Brasil.

Na Amazônia o sistema começa a contar uma nova história. Desde o último sábado (01), aconteceu a União das cooperativas SICOOB Manaus e SICOOB Vale do Jamari (RO).

O ato foi possível após a realização da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária que homologou a união das duas cooperativas como destacaram vários cooperados. O evento aconteceu na sede da Affeam – Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas.

A união das duas cooperativas recebeu o nome de SICOOB AMAZÔNIA e vai aumentar o campo de trabalho em cidades onde a entidade já opera, ou vai operar.

O SICOOB disponibiliza na atualidade, aos seus cooperados uma extensa Rede de Atendimento no País, destacando-se, 2.848 agências disponíveis em 1.680 cidades brasileiras. Em 250 cidades, o Sistema é a única instituição financeira presente.

Em dezembro de 2017, existiam em atividade 967 cooperativas de crédito singulares e 37 cooperativas centrais ou confederação de cooperativas centrais, além de dois bancos cooperativos. Essas instituições financeiras foram responsáveis por 2,97% mas o cooperativismo ainda engatinha no país em comparação ao mundo.

O Sul é a região onde as cooperativas apresentam a maior participação de mercado, seguida pela região Centro-Oeste. As regiões Norte e Sudeste aparecem a seguir, enquanto a região Nordeste apresenta a menor participação das cooperativas no mercado de crédito.

Nos Estados Unidos por exemplo, 30% da população é cooperada e na Alemanha, 22%. Já por aqui, somente 4% dos brasileiros são associados a uma cooperativa.

Na França 60% dos recursos financeiros são movimentados pelo sistema cooperativista.

 

Fonte – Sicoob Vale do Jamari, Sicoob Brasil, Portal do Cooperativismo Financeiro e 12ª Congred

Foto – Divulgação