Sicoob vence prêmio efinance em duas categorias

Notícias

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), mais uma vez, foi reconhecido pelo Prêmio efinance. Em sua 19ª edição, a premiação consagrou quatro cases do Sistema como os melhores em duas categorias: Gestão de Risco e Infraestrutura de TI. Os casos de sucesso premiados estão relacionados à prevenção a lavagem de dinheiro, combate a fraudes, eficiência na gestão do risco de crédito, governança e automação no armazenamento em nuvem.

Idealizado pela Revista Executivos Financeiros, o Prêmio efinance tem como objetivo destacar as implementações de soluções de infraestrutura, sistemas e aplicativos na área de TI mais robustas e inovadoras, que contribuem para elevar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições financeiras que operam no País.

Segundo Edson Lisboa, Superintendente de TI do Sicoob, o prêmio mostra a relevância do Sicoob em estar, novamente, em destaque em uma premiação que é tão importante nacionalmente. “Esse reconhecimento eleva o patamar do Sicoob, ainda mais na semana que acontece o Ciab, maior congresso de automação bancária da América Latina”, afirma.

“O mais interessante é ver o sistema financeiro cooperativo sendo reconhecido e premiado em uma avaliação onde concorrem cases de todo o mercado financeiro, principalmente com a participação dos cinco maiores bancos do Brasil (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Santander)”, afirma Alfredo Luiz Venzel, Superintendente de Gestão de Riscos e Capital do Sicoob.

Cases premiados

Na categoria Gestão de Risco, o Sicoob recebeu a premiação com quatro cases:

“Cooperativismo dando show na Prevenção à Lavagem de Dinheiro”, que tem como um dos principais objetivos aumentar a eficiência da solução e das análises realizadas a fim de mitigar ao máximo a possibilidade de a organização ser usada para fins de lavagem de dinheiro;

“Métodos eficientes ao combate à fraude”, ao disponibilizar solução tecnológica própria e formar equipe especializada com domínio sobre a estrutura e dinâmica das operações de negócio confrontando com as novas modalidades de fraude praticadas no mercado, oferecendo, assim, maior segurança para os cooperados;

“Processo de Classificação de Riscos e Atribuição Automática de Limites”, que proporciona às cooperativas de crédito do Sicoob extrema eficiência operacional na mensuração do risco de crédito de seus cooperados, de forma prudente, potencializando os negócios das cooperativas na medida em que atribui automaticamente notas de risco aos cooperados.

Já na categoria de TI, o case vencedor inscrito pelo Sicoob foi “A Infraestrutura Ágil e MultiCloud do Sicoob”, que apresenta proposta inovadora de provisionamento de infraestrutura de forma ágil, flexível, segura e otimizada, ao fazer uso de tendências tecnológicas como alto nível de automação em nuvem. Atualmente, segundo estudo do Gartner, menos de 30% das empresas globais possuem seus aplicativos de produção sendo executados em contêiner em nuvem.

Dênio Albaro, Superintendente de TI do Sicoob, declara, ainda, que concorrer e se destacar entre bancos que têm investimentos bilionários em tecnologia, e ser escolhido como um dos melhores, é extremamente relevante para o cooperativismo. “Oferecemos soluções reconhecidas pelo mercado, com elevados padrões de qualidade e atendendo aos requisitos regulatórias. Por isso, esse reconhecimento dá mais credibilidade à atuação do Sicoob no sistema financeiro”, diz.

Fonte – Approache

Foto – Divulgação