Simples Nacional: comitê gestor aprova regulamentação do parcelamento

Notícias

Após votação realizada eletronicamente na tarde desta quinta-feira, 19 de abril, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou as Resoluções 138 e 139/2018. As medidas tratam do Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN).

A primeira resolução é voltada para as microempresas – exceto Microempreendedores Individuais (MEI) – e empresas de pequeno porte. Já a segunda é destinada aos MEIs, de acordo com a Lei Complementar 162/2018. As Resoluções serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

As resoluções estabelecem também que o parcelamento abrange débitos vencidos até novembro de 2017 e exige pagamento de, no mínimo, 5% do valor da dívida, sem descontos, em até cinco parcelas mensais e sucessivas. O restante poderá ser:

– quitado liquidado, em parcela única, com redução de 90% dos juros de mora, 70% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios;

– parcelado em até cento e quarenta e cinco parcelas mensais e sucessivas, com redução de 80% dos juros de mora, 50% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios;

– ou ainda parcelado em até cento e setenta e cinco parcelas mensais e sucessivas, com redução de 50% dos juros de mora, 25% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios.

Quanto ao parcelamento das empresas optantes pelo Simples Nacional, exceto o MEI, a Receita Federal do Brasil (RFB), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão editar normas complementares. Os débitos encaminhados para cobrança dos Municípios e Estados conveniados com a PGFN também poderão ser parcelados.

O parcelamento foi aprovado após a derrubada do veto presidencial, pelo Congresso Nacional, à Lei Complementar 162/2018, em 3 de abril.

 

Fonte – CNM

One thought on “Simples Nacional: comitê gestor aprova regulamentação do parcelamento

  • Hey there! I understand this is kind of off-topic but I had to
    ask. Does running a well-established website such as yours
    take a massive amount work? I’m brand new to operating a blog but
    I do write in my journal every day. I’d like to start a blog
    so I will be able to share my personal experience and feelings online.
    Please let me know if you have any ideas or tips for brand new aspiring bloggers.
    Appreciate it!

Deixe uma resposta