Sistema cooperativista oferece curso de Libras para colaboradores

Notícias

Promover a inclusão é um dos ideais do cooperativismo. O Sistema Ailos, além de fomentar o Escola Inclusiva, projeto que capacita pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, também oferece curso de Libras aos seus colaboradores. A iniciativa, que começou em 2017, já qualificou mais de 80 profissionais que trabalham na Central Ailos e também nas Cooperativas filiadas ao Sistema. Para este ano, duas novas turmas já estão confirmadas, uma com início este mês e outra em maio, totalizando 60 inscritos. A iniciativa tem como objetivo facilitar a comunicação com funcionários e cooperados que possuem deficiência auditiva.

Atualmente, o quadro de colaboradores do Sistema Ailos conta com quatro pessoas surdas, entre elas Saulo Adriano Starauchek. Ele integra o time de endomarketing da Central há dois meses. Foi contratado logo após participar da última turma do projeto Escola Inclusiva, que se formou em dezembro do ano passado. Para acolhê-lo, a equipe realizou algumas mudanças, como a disposição das mesas para auxiliar na interação com o colaborador. O próximo passo é o curso de Libras.

Para a analista de gestão de pessoas da Central Ailos, Denise Cassal, que faz parte da equipe de Saulo e também já fez o curso, a inclusão é benéfica não só para ele, como para todos os colegas. “É muito gratificante ver a alegria e a preocupação de cada colaborador em tornar o ambiente propício para ele. O aprendizado é mútuo e só nos faz crescer como profissionais e seres humanos”, destaca.

Terceiro ano de capacitação

O projeto já formou quatro turmas, duas em 2017 e mais duas em 2018. “No primeiro ano tivemos 35 participações, já no ano passado contamos com 53 colaboradores em busca do aprendizado. Como a adesão está crescendo cada vez mais, ainda em 2019 devemos abrir novas turmas do nível básico e também do nível intermediário”, comenta Pamela Zibell, assistente de gestão de pessoas da Central Ailos.

Qualquer colaborador que tenha interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais pode participar da capacitação. A primeira turma de 2019 terá início em 9 de abril e segue até 27 de agosto. A segunda será de 2 de maio a 26 de setembro.

Sobre o Sistema Ailos

Constituído em 2002, o Sistema Ailos conta com mais de 700 mil cooperados, 13 cooperativas, mais de 190 postos de atendimento e R$ 7,1 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3 mil colaboradores. As cooperativas que compõem o Sistema Ailos são: Viacredi, AcrediCoop, Credifiesc, Acentra, Credcrea, Credelesc, Transpocred, Credifoz, Credicomin, Crevisc, Civia, Evolua e Viacredi Alto Vale.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação