X Encontro de Pesquisadores Latino-Americanos em Cooperativismo

Notícias

A Rede Latino-americana de pesquisadores em cooperativas (RLIC) foi criada em 2000, a fim de estimular a reflexão sobre as questões de cooperação na região e gerar debate crítico sobre esforço cooperativo, estabelecendo relações de colaboração para a investigação e incentivar a fortalecimento das relações entre o campo cooperativo ea esfera acadêmica. É um espaço aberto a todos os interessados ​​em compartilhar pesquisas sobre o modelo de negócios cooperativo.

Os encontros promovidos pela RLIC constituem o evento científico multidisciplinar mais significativo no campo da pesquisa latino-americana sobre cooperativas. A partir do ano 2000, foram realizadas nove reuniões, patrocinadas por diferentes universidades e instituições cooperativas, nas quais participaram um número significativo de acadêmicos e profissionais ( ver detalhes ).

Por ocasião da celebração do Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas em 2017, a Aliança Cooperativa Internacional propôs a concentrar-se na questão da inclusão, considerando que “as cooperativas garantir que ninguém é deixado para trás.” Este tema reflete o interesse de se concentrar em pessoas por cooperativas e enfatiza os princípios cooperativos de filiação democrática e aberta, o controle democrático e participação econômica dos membros, com destaque, assim, que as cooperativas oferecem um espaço onde todas as pessoas sem Importar raça, gênero, cultura, origem social ou circunstâncias econômicas pode responder às necessidades e construir comunidades melhores.

Neste contexto, a chamada RLIC a X Reunião de Pesquisadores Latino-Americano em Cooperativismo focada no tema da “cooperativas como a inclusão de construção”, um assunto de importância significativa para pesquisar iniciativas que as cooperativas envolvidas.

O encontro será realizado na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires, organizada pelo Centro de Estudos de Sociologia do Trabalho – IADCOM.

A Cooperativas das Américas será representada por seu Diretor Regional, Danilo Salerno, que foi convidado para apresentar uma palestra sobre “” Fortalecimento cooperativas na América Latina por meio de pesquisa e educação: necessidades e perspectivas regionais “, a ser realizada na quinta-feira, 2 de agosto.

Para mais detalhes sobre o evento, bem como informações práticas para os participantes, visite o site em  .

 

Fonte – COOP Américas

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta