Variedades

Nova Acrópole Manaus promove cursos voltados ao autoconhecimento e comunicação eficiente em Outubro

A Nova Acrópole Manaus, escola de Filosofia, promove dois minicursos especializados que ocorrerão em sua sede no mês de outubro.
A proposta é aprender a se comunicar a partir da autenticidade e de forma eficiente.
O minicurso une a oratória à filosofia como uma ferramenta de autoconhecimento.

A Nova Acrópole Manaus, escola de filosofia, realiza neste mês de outubro dois minicursos voltados ao desenvolvimento pessoal e à comunicação autêntica. As atividades exploram temas de sabedoria chinesa e oratória filosófica, e acontecem nos dias 9 e 11 de outubro de 2025, na sede da instituição, localizada na rua Teresina, nº 75 – Adrianópolis.

Cada minicurso tem o valor de R$ 150, mas quem quiser participar das duas formações pode aproveitar o preço promocional de R$ 285. É uma oportunidade para aprimorar habilidades pessoais e de comunicação com base em ensinamentos filosóficos aplicados ao dia a dia.

Sabedoria oriental

O primeiro minicurso, “I Ching e o Mapa Pessoal”, será realizado na quinta-feira, 09.10, às 19h. A imersão terá três horas de duração e será ministrada pelo professor Eduardo Rosa, arquiteto e voluntário de Nova Acrópole há 26 anos, com experiência em Filosofia Oriental, em cursos e consultorias em diversos estados do Brasil.

O curso apresentará o sistema Jiu Gong Ming Li, uma abordagem de autoconhecimento pessoal fundamentada no I Ching, um livro de sabedoria chinesa que avalia os princípios da natureza aplicados à vida.

Este sistema é uma ferramenta que auxilia na elaboração de um mapa da personalidade, permitindo aos participantes conhecerem suas características principais, entenderem como desenvolver suas potencialidades e qualidades, e como superar seus limites e defeitos. Além disso, o sistema oferece insights sobre a compatibilidade entre indivíduos, ajudando a melhorar a convivência e a lidar melhor com as diferenças interpessoais. O curso convida o público a conhecer os aspectos simbólicos da natureza através da rica tradição chinesa.

Oratória e Filosofia

O segundo minicurso, “Oratória Sem Máscaras”, acontece no sábado, 11.10, às 15h. Também com três horas de duração, o conteúdo será conduzido pela voluntária Isabela Gontijo, professora de Filosofia Aplicada na Nova Acrópole há mais de 10 anos, com formação em Oratória Clássica e Oratória Pedagógica em Nova Acrópole e Canto Popular e Lírico na Escola de Música de Brasília. Leciona o curso de oratória para desde 2004.

O curso aborda os grandes desafios da comunicação pública. Embora o medo seja o segundo maior desafio de falar em público, o maior obstáculo é garantir que a mensagem seja compreendida. O risco de rejeição ou má interpretação é uma barreira comum.

A professora Gontijo ensinará técnicas para reduzir o impacto do medo e alcançar mais clareza na fala. No entanto, o curso vai além da técnica, destacando que o uso excessivo de truques, esquemas ou a imitação de outras pessoas levam à perda da autenticidade e resultam em apresentações artificiais e na má compreensão por parte do público.

Por isso, o minicurso une a oratória à filosofia como uma ferramenta de autoconhecimento. A proposta é aprender a se comunicar a partir da autenticidade e de forma eficiente. Esse caminho é essencial para criar um vínculo real com a plateia, estabelecendo um canal de compreensão genuíno e alcançando o êxito nas apresentações.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Freepik

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps