A organização Nova Acrópole une-se à comunidade global para celebrar o Dia Internacional da Terra, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em abril com o objetivo de promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável em escala mundial. Em Manaus, acontece a palestra “O despertar consciente do Universo: reflexões filosóficas sobre o livro de Marcelo Gleiser”.
A proposta é trazer os conceitos abordados pelo físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista brasileiro em sua obra, identificando aspectos que conversam com a visão filosófica adotada por muitas civilizações ao longo da história.
Na obra, Gleiser argumenta que, se queremos salvar a civilização como a conhecemos, é necessário reinventar nossa relação com a vida e com o planeta. Ele autor argumenta que, para isso, devemos abraçar uma perspectiva biocêntrica – que tem a vida como centro, que reconhece a raridade do nosso planeta num universo hostil à vida.
De forma prática, Gleiser sugere um plano de ação que inclui um roteiro para assegurar a sobrevivência da humanidade no planeta. Atualmente ele atua como pesquisador e professor da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos.
A palestra será ministrada pela diretora de Nova Acrópole Manaus, Carina Maia, e tem entrada gratuita. Para garantir a vaga, é preciso inscrever-se por meio do site da instituição: https://www.acropole.org.br/manaus/ . o evento acontece na sede da organização, localizada na rua Terezina, nº 75, Adrianópolis, às 20h.
Tema
Neste ano a temática central “A Busca da Unidade para Além das Diferenças” orienta as atividades promovidas pela Nova Acrópole, alinhando-se com a percepção histórica da Terra como um ser vivo e maternal, reconhecido por diversas culturas antigas como, por exemplo, Gaia, Gea e Pachamama, denominações que refletem a mesma ideia de um planeta vivo, capaz de sustentar e nutrir todas as formas de vida.
“A Terra é a casa em que todos os seres habitam. Com esta consciência, podemos exercitar a fraternidade de forma mais ampla, profunda e verdadeira, valorizando a riqueza da nossa diversidade nesta Unidade que compomos. O que atinge um ser humano, uma região, atinge a todos”, comentou Giane Ribeiro, secretária nacional de Voluntariado.
Entre os dias 20 e 27 de abril, as atividades planejadas incluem palestras, mostras artísticas e ações voluntárias em mais de 100 sedes pelo Brasil, visam promover a reconexão com a natureza e fortalecer os laços que unem a todos como parte de um único ecossistema global.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação



