Para cuidar da saúde bucal, é necessário estar atento e não cair em mitos que são espalhados por aí sobre os métodos mais eficazes para evitar cáries, tártaro, mau hálito e outros problemas. A consulta com um profissional é indispensável no processo, para garantir a saúde total dos seus dentes e da sua boca.
A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal, Dra. Bruna Conde conta alguns mitos e verdades para te ajudar a melhorar sua saúde bucal:
Não tem problema usar pasta de dente sem flúor.
Mito. O uso do flúor é o principal fator de proteção no controle da cárie dentária, em todo o mundo.
É necessário trocar sempre as escovas de dente?
Verdade. “O ideal é trocar a escova quando ela tiver com as cerdas abertas. Quando a escova fica velha, as cerdas perdem a eficiência e é necessário um aumento da força na hora de escovar os dentes, o que pode prejudicar a saúde dentária e fazer com que a higiene não seja efetiva.” explica Bruna.
É melhor escovar os dentes logo após o término da refeição?
Mito! O recomendado é esperar, no mínimo, 20 minutos após a refeição para escovar os dentes. Esse tempo é necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o ph dos alimentos e bebidas que são abrasivos e podem gerar desgaste dental.
Chiclete sem açúcar auxilia contra a cárie?
Mito! Segundo a dentista Bruna Conde, o chiclete sem açúcar não provoca a cárie, mas também não ajuda a preveni-la. A prevenção é feita somente por meio da escovação regular, uso de fio dental diariamente, visita frequente ao dentista e dieta equilibrada.
Uma boa escovação precisa ser demorada?
Mito! Qualidade é mais importante do que quantidade. Escovar rápido demais ou achar que precisa demorar muito não é a solução. Pergunte ao seu dentista como escovar e por quanto tempo.
Higienização noturna é a mais importante?
Verdade! O fluxo de saliva que ajuda a limpar os dentes é menor à noite. Assim, o efeito protetor da saliva praticamente desaparece, deixando os dentes bastante vulneráveis. Por isso, escovar os dentes antes de dormir é de extrema importância.
Muito café escurece os dentes?
Verdade! O café possui corante, o líquido em excesso pode manchar os dentes devido à permeabilidade do esmalte dentário. Chá mate e preto, vinho tinto e fumo também pode causar manchas. O ideal é que sempre que esses produtos forem consumidos, escovar os dentes após o tempo de neutralização da saliva (recomendável 30 minutos). Fazer bochecho com água em seguida ao consumo ajuda também. E ir ao dentista para remover as manchas indesejadas.
Excesso de escovação prejudica a dentição?
Verdade. “Uma frequência exagerada da escovação provoca, com o tempo, o desgaste do esmalte dental e alteração na posição da gengiva. Saber a quantidade e frequência da escovação de forma particular e personalizada para cada paciente faz toda a diferença.” esclarece Bruna Conde.
Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?
Mito. Bruna fala que a escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza bucal, os enxaguantes são usados apenas como um complemento. Sem os dois primeiros, o enxaguante não tem utilidade.
O dente siso sempre deve ser extraído?
Mito. Embora os sisos possam causar maior retenção de alimentos, gerando incômodo e dor, eles nem sempre precisam ser retirados por meio de cirurgia. Quando eles não comprometem a saúde e não geram incômodo ou dor, eles podem continuar presentes na arcada dentária sem maiores problemas.
Em alguns casos, os dentes sisos nem mesmo chegam a nascer . Para melhor avaliação da necessidade de extração, é necessário perguntar ao seu dentista.
Escova com cerdas mais duras limpam melhor?
Mito. Escovas duras não limpam melhor e não são recomendadas. Pelo contrário, escovas de cerdas macias
e de cabeça pequena, são as mais indicadas. Isso ocorre pelo fato na hora da escovação de massagear a gengiva, sem aplicar muita força. Quando é aplicada muita força, a gengiva pode se retrair e ter alteração de sua posição irreversivelmente.
Além disso, é indicado que se escove não apenas os dentes, mas a língua, a gengiva e tecidos próximos, pois nessas regiões ocorre concentração de bactérias que causam o mau hálito.
Quanto maior a quantidade de creme dental, melhor se torna a higiene bucal?
Mito. O uso em excesso do creme dental é apenas um desperdício. A quantidade necessária para fazer a limpeza em adultos é geralmente um grão de ervilha . “Além disso, a aplicação de excesso de creme dental aumenta a chance desse material ser engolido, podendo causar problemas de saúde, especialmente em crianças.” finaliza a especialista em saúde bucal Bruna Conde.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação