Disputa, realizada no Pará pela Equatorial Energia, tem o objetivo de premiar a propagação de boas práticas no uso da energia elétrica.
Estão abertas, até 21 de outubro, as inscrições de professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o Pará, para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). A iniciativa, realizada no estado pela Equatorial Energia, a fim de incentivar o acesso à educação, bem como estimular a responsabilidade socioambiental para um futuro mais sustentável, proporcionará aos participantes acesso a cursos, capacitações, provas e prêmios.
A Olimpíada é um projeto da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e realização das concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.
Willian Melo, engenheiro de projetos do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Pará, explica que as ações da Olimpíada estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária, visando promover a Educação de Qualidade, até 2030.
“Queremos que a temática da sustentabilidade aliada ao consumo de energia elétrica seja de fácil compreensão de todos. Visamos a formação de uma geração consciente de que pequenos atos podem fazer toda a diferença. Com isso, a Equatorial Pará cumpre um papel social e educativo de muita importância e realiza um trabalho aliado a pontos estratégicos estabelecidos pela ONU”, destaca Willian.
Inscrições gratuitas – Os interessados podem confirmar sua participação na disputa até dia 21 de outubro, acessando o site https://onee.org.br/olimpiada, na opção “inscreva-se”, na parte superior da página. Outro canal gratuito disponível para informações é o telefone 0800 606 913.
Cursos gratuitos e premiações- O curso direcionado aos estudantes que participarem da ONEE 2022 será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Os participantes com os melhores desempenhos receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da ANEEL, em Brasília.
Games e conhecimento – Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a fixação do aprendizado. Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.
As etapas incluirão também a realização de “Blitz da Eficiência”, ações em datas pré-definidas, com a participação dos organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgar a Olimpíada.
No projeto piloto da ONEE, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é de que este número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação