Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo e laranja para o estado do Pará o que indica perigo com as chuvas intensas nesta semana. Cidades como Belém, Castanhal, Altamira e Santarém devem ter os maiores volumes de água. Por isso, para promover a segurança com a energia neste período, a orientação equatorial sobre os cuidados necessários para evitar acidentes graves e até fatais.
Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial Pará, destaca os casos de queda de árvores que também podem afetar a rede de energia. Nessas situações é importante não chegar perto de fios caídos ou partidos e acionar imediatamente a empresa por meio dos canais de atendimento como o 0800 091 0196 ou a atendente virtual Clara, no WhatsApp, pelo (91) 3217-8200.
“As ocorrências que afetaram a rede da Equatorial são de extrema importância que a empresa seja contatada o mais breve possível para que nossas equipes possam agir da forma mais rápida. Toda situação de risco à vida tem prioridade no atendimento”, destaca Elton
Vale ressaltar que, quando ocorrerem trovoadas, os aparelhos eletrônicos deverão ser removidos da tomada. De preferência, a pessoa deve fazer essa ação com um calçado de solado de borracha.
Já no trânsito, para os motoristas que ficam ao volante durante um período intenso de raios. Durante esta incidência, o ideal é que as pessoas continuem dentro dos carros, pois eles são abrigos adequados devido aos pneus para fornecer borracha em um bom nível de isolamento no caso de raios que os atinjam.
Confira mais dicas:
Fique atento às janelas para evitar riscos com vidros quebrados ou objetos que possam ser lançados pela ventania;
Caso esteja na rua evite tocar em itens de metal ou elétricos, pois podem conduzir eletricidade;
Afaste-se de árvores e terrenos abertos para minimizar o risco de ser atingido por um raio.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação