A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou, na segunda-feira (3), da entrega de embarcações do Projeto TIPITI – Transporte e Integração de Produtos da Sociobioeconomia e do Extrativismo Amazônico –, realizada no Pará. A ação é coordenada pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e beneficia comunidades ribeirinhas e extrativistas da região.
A superintendente regional da Conab, Rosanna Vallinoto, representou a Companhia durante a cerimônia e acompanhou a entrega das lanchas, que vão facilitar o transporte da produção e fortalecer a economia local.
O objetivo do Projeto TIPITI é viabilizar o deslocamento dos produtos das cadeias extrativistas, produzidos por agricultores familiares, extrativistas e quilombolas do estado, por vias fluviais. As embarcações (lanchas) entregues às comunidades são empregadas para transportar alimentos e produtos desde as áreas de produção, localizadas às margens de rios e igarapés, até os pontos de coleta, distribuição ou unidades recebedoras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Essa modalidade de transporte é necessária devido à localização geográfica da maioria das comunidades envolvidas, que dependem dos rios como principal meio de locomoção e escoamento da produção. As lanchas são empregadas no transporte coletivo dos alimentos até as unidades recebedoras, especialmente em áreas de difícil acesso dos municípios do interior, como Breves. Esse transporte é necessário para cumprir as etapas logísticas do PAA na modalidade Compra com Doação Simultânea, em que alimentos adquiridos pela Conab em diversas localidades são entregues diretamente às instituições cadastradas para atender famílias em situação de insegurança alimentar. As ações do Projeto TIPITI complementam a operação do PAA no Estado do Pará.
Em 2025, a Conab no Pará recebeu 270 propostas, das quais 246 foram classificadas. O orçamento disponível permitiu a contratação de 89 propostas em diversos municípios, incluindo Breves, onde quatro organizações fornecedoras participam das entregas de alimentos. O contrato formalizado entre as organizações e a Conab é o Termo de Pactuação da Agricultura Familiar (TPAF). Esse documento oficializa a participação da organização no fornecimento de alimentos ao programa.
No município de Breves, por exemplo, estão previstas entregas de 109,1 toneladas de alimentos por meio das quatro organizações fornecedoras que serão contratadas pela Companhia. Destas, duas assinaram o TPAF durante o evento ocorrido hoje, regularizando a relação institucional e permitindo que os alimentos sejam coletados pelas novas embarcações do Projeto TIPITI e encaminhados às sete unidades recebedoras locais, que atendem 2.106 pessoas.
A integração das embarcações do Projeto TIPITI contribui para o fortalecimento do sistema logístico das Organizações Fornecedoras, possibilitando o acesso do programa a áreas remotas, garantindo o transporte dos alimentos e assegurando o cumprimento da finalidade do projeto: promover o abastecimento alimentar e o fortalecimento da sociobioeconomia extrativista na Amazônia.
Fonte – Conab
Foto – Agência Pará




