A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) e a Organização das Cooperativas Brasileiras no Pará (OCB/PA) firmaram um acordo de cooperação técnica para impulsionar o cooperativismo sustentável no estado. A iniciativa busca incentivar o empreendedorismo coletivo aliado à responsabilidade socioambiental.
O plano de trabalho estabelece metas como a regularização ambiental de 70% dos imóveis rurais ligados a cooperativas, o apoio à criação e ao fortalecimento de associações em comunidades tradicionais e a realização de 25 ações de capacitação em temas como educação ambiental, economia circular e empreendedorismo feminino.
A cooperação, formalizada com a publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2), integra ações previstas no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), na Política Estadual sobre Mudança do Clima e no programa Regulariza Pará. Entre os objetivos, está o fortalecimento da governança cooperativista, a integração de cooperados e a criação de oportunidades de geração de renda vinculadas a práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
A iniciativa também reforça o compromisso visando Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e justiça social, a exemplo do ODS 1 promovendo oportunidades econômicas sustentáveis por meio do cooperativismo; o ODS 8 estimulando o empreendedorismo coletivo com base em práticas justas e sustentáveis; o ODS 12 promovendo o consumo e a produção responsáveis; o ODS 13 incentivando modelos produtivos que respeitem os limites ecológicos e reduzam a pressão sobre os ecossistemas; e ODS 15 apoiando cadeias produtivas que promovem a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos florestais.
O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou que a iniciativa fortalece o protagonismo dos cooperados. “Estamos unindo esforços para que os cooperados tenham mais acesso às políticas públicas e possam se inserir de forma protagonista na bioeconomia paraense. O cooperativismo é uma ferramenta poderosa de transformação social e ambiental”, disse.
O presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol, afirmou que o acordo marca um avanço significativo para o movimento cooperativista. “As cooperativas paraenses terão mais condições de crescer de forma organizada e sustentável, com apoio técnico e institucional do Estado. Isso significa mais oportunidades para agricultores familiares, povos tradicionais e empreendedores locais”, destacou.
Apoio à estruturação de cooperativas – Fruto da parceria entre Semas e OCB/PA, uma primeira entrega de apoio à estruturação de cooperativas do estado do Pará será realizada no próximo dia 16, em Curionópolis. A beneficiária será a Cooperativa de Agricultura Familiar de Serra Pelada (COOASP), que trabalha na produção de hortaliças, polpas e doces artesanais.
Na ocasião, a cooperativa receberá um pacote de cursos de capacitação (cooperativismo, formação empreendedora de mulheres cooperativistas, negócios coletivos), materiais de consumo e equipamentos, entre os quais, uma embaladeira, que servirá para automatizar o processo de envasamento das polpas de frutas ampliando a capacidade produtiva e a competitividade da cooperativa.
Segundo Andreos Leite, consultor da OCB/PA, a embaladeira possibilitará à cooperativa dar um salto tecnológico e agrega valor “ao permitir embalagens modernas, sustentáveis e atrativas, capazes de posicionar o produto em nichos diferenciados, como gourmet, exportação e bioeconomia premium”, afirma Andreos.
Fonte – Agência Pará
Foto – Divulgação/Agência Pará