Canjica, pamonha, quentão, bolo de milho, pé-de-moleque, curau, pipoca, milho assado. Quando se trata de festa junina, a lista de comidas típicas é grande e apetitosa. Neste ano, com a segunda temporada de festejos juninos afetada pela pandemia, os micro e pequenos negócios têm investido em novas formas de consumo para proporcionar a comemoração em casa, sem aglomerações.
A tendência é vista de norte a sul do país, os empreendedores oferecem kit juninos para consumo no conforto do lar. A oferta é variada e em muitos casos inclui até decoração típica. O analista de competitividade do Sebrae, Luiz Rebelatto, destaca a importância das festas juninas para o contexto cultural e produtivo do país. “A festa junina é culturalmente muito relevante no país inteiro, de forma mais especial na região Nordeste, onde temos uma presença mais forte. Esse momento difícil que estamos vivendo, de não conseguir nos reunir presencialmente, nas típicas festas juninas com fogueiras, apresentações de quadrilhas, afeta muito os negócios. Por outro lado, é interessante a proposta de oferecer as comidas e bebidas já prontas para o consumo em casa. Acredito que mesmo no período pós-pandemia essa alternativa continuará sendo ofertada”, observa.
Celebradas tipicamente com alimentos a base de milho, amendoim e mandioca, as festas juninas no Brasil só perdem para o Carnaval em termos de mobilização nacional. “É muito interessante para o comércio, pois as comemorações não se limitam a um dia específico. O empreendedor pode aproveitar todo o mês de junho para realizar suas vendas. A festa junina é uma festa de proximidade, de afetuosidade, então ver os empreendedores tendo esses cuidados em proporcionar as experiências em casa é uma forma de manter a cultura viva, mesmo num período tão difícil. Donos de micro e pequenos negócios que ofertarem alternativas para atender o cliente seja por vendas online, com kits por encomenda, por delivery ou drive thru com certeza terão resultados positivos”, incentiva Rebelatto.
A empreendedora Cristina Silva, proprietária da @cristina.bolosetortas, já está na segunda edição do projeto Quermesse da Cris. Com raízes nordestinas, morando em Brasília, ela faz na cozinha de casa as receitas típicas que vão embaladas em kits com 10, 18 e 27 itens. “Sou de uma família nordestina e o São João por lá é muito forte. No meio do ano, sempre fizemos comes e bebes juninos em casa e íamos nas festinhas das igrejas. Ano passado, quando percebi que esse momento, tão esperado por todos, não poderia acontecer presencialmente, decidi levar um pouco da festa junina para a casa das pessoas, foi aí que surgiu a ideia de criar o kit junino com alguns dos principais itens das barraquinhas”, conta.
Segundo Cristina, as expectativas para as vendas neste ano estão muito boas. “No ano passado, foram vendidos mais de 100 kits. Esse ano, começamos em maio. Muitas encomendas já estão sendo feitas. Como é tudo artesanal e feito fresquinho para os clientes, considero que o retorno está satisfatório. Os produtos mais pedidos são as canjicas, de coco e de amendoim, o chocolate quente, o caldo verde e a galinhada. Mas, no geral, as pessoas pedem os kits fechados porque dizem querer um pouquinho de tudo”, afirma.
Drive thru junino
Em Fortaleza, no Ceará, as famílias podem comprar os alimentos e bebidas para sua festa junina sem sair do veículo. O Imprensa Food Square é um coletivo de food trucks que funciona em um espaço aberto na cidade. O administrador do local Eric Melo conta que além dos produtos tipicamente juninos, é possível conhecer um pouco da culinária internacional. “Nesse mês de junho nós decoramos todo espaço com tema das festas de São João e vendemos comidas típicas, além de opções de pratos havaianos, italianos e norte-americanos. O cliente que não deseja consumir os produtos aqui, pode fazer o pedido e receber dentro do seu veículo. Nós também temos uma programação musical, com a possibilidade das pessoas sentarem, com no máximo seis pessoas por mesa, tomando todos os cuidados necessários”, diz.
Fonte – Sebrae
Foto – Divulgação