A partir do dia 24 de agosto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia uma nova etapa do PREVBarco, agência flutuante que leva os serviços previdenciários até as comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas nas margens dos rios do Norte do país.
Agora, além dos atendimentos já realizados, o PREVBarco passa a oferecer um serviço essencial: ajudar e orientar os aposentados e pensionistas que tiveram descontos feitos sem autorização no seu benefício.
Cinco embarcações estão prontas para navegar: três no Amazonas e duas no Pará. O PREVBarco vai oferecer aos beneficiários a chance de verificar se tiveram algum desconto indevido, contestar na hora e, se for o caso, aderir ao acordo de ressarcimento para ter o dinheiro de volta.
“O PrevBarco vai aonde ninguém mais chega e agora com um novo serviço para quem mais precisa. Muita gente nem sabe que teve desconto no benefício, e nós vamos fazer essa verificação na hora, por meio de uma busca ativa”, explica o superintendente regional do INSS Norte/Centro-Oeste, Iracemo da Costa Coelho. “Sabemos que essas populações têm pouco ou nenhum acesso à internet, e muitas vezes o único meio de informação é o rádio.”
Onde o PREVBarco vai passar?
A agenda do PREVBarco para o segundo semestre de 2025 já está pronta. O calendário está sendo divulgado com antecedência para prefeituras, FUNAI, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), colônias de pescadores e sindicatos locais para garantir ampla mobilização das comunidades. Os cinco barcos vão atender a população de dezenas de municípios, inclusive dos estados do Amapá e Acre.
Fonte – INSS
Foto – Aurilene Noronha Vieira