Produção de palmito de pupunheira é tema de curso na Embrapa Amazônia Ocidental

Notícias

A produção de palmito da pupunheira pode ser uma alternativa de renda para agricultores do estado do Amazonas. Com o objetivo de capacitar produtores, profissionais de assistência técnica e extensão rural, e estudantes no cultivo da pupunheira para este fim, a Embrapa Amazônia Ocidental promove um curso no próximo dia 11, na sede da empresa, em Manaus. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no seguinte endereço eletrônico , e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 33033732.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental Ricardo Lopes, a pupunheira se destaca entre as espécies com grande potencial de cultivo para produção de palmito. Segundo o pesquisador, trata-se de uma espécie nativa com alta rusticidade, cultivo relativamente simples e capacidade de perfilhamento evitando a necessidade de replantio após o corte para extração do palmito. “Além disso, a espécie tem um ciclo precoce de produção do palmito, com cerca de18 meses para primeira colheita, e um produto de alta qualidade, que pode ser consumido in natura ou processado”, ressalta Lopes.

A Embrapa conduz um programa em rede para o melhoramento genético da pupunheira para produção de palmito. Na Embrapa Amazônia Ocidental foram avaliadas 72 progênies de pupunheira sem espinhos e selecionadas as com maior produção de palmito. “A partir dessa seleção, em breve deveremos lançar uma nova cultivar, com boa produtividade e adaptada às condições da região amazônica”, informa Ricardo Lopes.

No curso serão apresentadas as práticas de cultivo recomendadas para produção de palmito, resultados da produção de palmito obtidos nos experimentos locais, questões relacionadas ao processamento e a agroindústria do palmito no Amazonas. A capacitação será ministrada pelos pesquisadores da Embrapa Amazõnia Ocidental Ricardo Lopes, Jeferson Luis de Macedo e José Roberto Antoniol Fontes, pelo extensionista do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Washington Aguiar e pela consultora Sergimara Araújo. Entre os tópicos que serão abordados estão: o cultivo da pupunheira para produção de palmito no Brasil; melhoramento genético da pupunheira para produção de palmito; implantação e manejo da pupunheira para produção de palmito; manejo de plantas daninhas no cultivo da pupunheira para produção de palmito; colheita da pupunheira para extração do palmito; produção de palmito de pupunha em conserva: processamento e segurança alimentar; e agroindústria do palmito no Amazonas. Além disso, haverá uma atividade prática, com visita ao campo de produção de sementes, colheita e beneficiamento do palmito.

Fonte – Embrapa/Amazônia

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta