O terceiro Alerta de Cheias para Manaus, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), será transmitido na próxima segunda-feira, 31 de maio. O evento poderá ser acompanhado ao vivo pela TV CPRM no YouTube, às 10h pelo horário de Manaus e 11h pelo horário de Brasília.
Em 2021, os rios amazônicos vêm apresentando cotas entre as máximas diárias desde o início do ano e, a partir do mês de abril, inundação severa ao longo de toda a bacia. O prognóstico do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) emitido em 30 de abril, é de que o nível do rio alcance entre 20,50 e 30,50m até o final do período, em Manaus.
Nesta terça-feira (25), o rio Negro atingiu 29,91m em Manaus (AM). O nível já representa a 2ª maior cheia de toda a série histórica. Faltam apenas 6 centímetros para igualar a maior cheia em 119 anos (29,97m), em 2012.
O rio Solimões, em Manacapuru (AM), atingiu 20,69m, nível que representa a terceira maior cheia da série histórica. Como o recorde é de 20,78m (2015), para igualar precisa subir somente mais 9 centímetros.
Em Itacoatiara (AM), a cheia do rio Amazonas já é a 2ª maior, tendo atingido 15,19m. O recorde é 16,04 m, observado em 2009.
O último Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental , emitido em 21 de maio pelo SGB-CPRM, informa que em Manaus, o rio segue em processo de enchente acelerada, subindo a uma média de 3 cm por dia na última semana.
O terceiro alerta terá a participação da pesquisadora em Geociências Luna Gripp (responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas Ocidental), do pesquisador Renato Senna (do Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam) e do Tenente-coronel Clóvis Araújo Pinto, coordenadora da Defesa Civil do Amazonas. Após a apresentação da previsão, os especialistas ficarão à disposição para perguntas, que poderão ser enviadas pelo próprio YouTube ao longo de toda a transmissão, ou previamente para o email alerta.amazonas@cprm.gov.br .
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação