Geral

Programa de reciclagem ajuda no engajamento e na mobilização dos consumidores

O período pandêmico traz desafios para todos os setores, inclusive com impacto para aqueles que sobrevivem por meio da reciclagem. Por um lado temos a redução no volume de resíduos nas ruas, em decorrência do isolamento social, e por outro observa-se o aumento da produção de resíduos nos lares brasileiros.

De acordo com a gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, Renata Ross, apesar de tratar-se de uma questão ampla, é importante iniciar com pequenas atitudes em nosso dia a dia. “Toda ação conta, os consumidores têm se tornado verdadeiros protagonistas no quesito responsabilidade socioambiental. Temos percebido um aumento na busca por produtos que ofereçam soluções de reciclagem ou que causem um menor impacto ao meio ambiente”, comenta a executiva.

A TerraCycle, empresa focada em criar soluções para resíduos difíceis de reciclar, oferece, em parceria com instituições, programa para reciclagem de embalagens de filme plástico metalizado, geralmente usadas em chocolates e biscoitos. A iniciativa inclui a capacitação de cooperativas de catadores para a reciclagem do material que, até então, ia para o rejeito. Agora as cooperativas são remuneradas em R$ 3,00 pelo quilo desse material. Além das cooperativas, os consumidores também são mobilizados para a destinação correta dessas embalagens.

O programa é direcionado tanto a embalagens de biscoitos e chocolates quanto de salgadinhos, macarrão e barras de cereal, que também costumam ser embaladas com esse material. Os consumidores interessados em apoiar a iniciativa devem armazenar as embalagens em uma caixa, que pode ser postada na agência dos Correios sem custo. Para participar basta realizar cadastro gratuito no site e se inscrever em um dos programas.

A cada quilo de embalagens enviada, o participante acumula 300 pontos, equivalente a R$ 3,00. O valor arrecadado é destinado para entidades sociais e para escolas públicas, que podem ser indicadas pelo próprio consumidor. Os resíduos coletados são reciclados e tornam-se insumos para produção de itens como, vasos de plantas, baldes, pás, cones de trânsito dentre outros produtos.

Atualmente participam do programa empresas como a Nestlé, maior empresa de alimentos e bebidas do mundo.

Caso esse tema seja do seu interesse, os especialistas da TerraCycle podem falar em detalhes sobre reciclagem, engajamento e mobilização dos consumidores, com destaque para esta fase de reclusão social.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps