Ciência e Tecnologia

Projeto “Ciência em um Dia de Feira” aproxima a Ufam da comunidade no interior do Amazonas

A iniciativa leva conhecimento científico da Ufam para feiras e espaços públicos no interior do estado.
O projeto promove diálogo direto com a população e torna a ciência mais acessível no dia a dia.
A ação fortalece a relação entre universidade e comunidade, valorizando saberes locais.

A Ufam, por meio da Faculdade de Educação, levou ciência e informação para perto da população com o projeto “Ciência em um Dia de Feira”. A iniciativa passou pelos mercados de Iranduba, Manacapuru e Tabatinga, com apoio da Fapeam, criando um espaço de diálogo direto entre a universidade e a comunidade.

A proposta é tornar a Ufam mais presente e acessível, especialmente em regiões com menor acesso a informações sobre o ensino superior. O projeto apresenta caminhos de ingresso, estimula o interesse pela educação e mostra que a universidade pública é um espaço possível e aberto a todos.

Para a professora Fabiane Maia Garcia, responsável pela ação, a iniciativa aproxima a universidade do cotidiano das pessoas e amplia o alcance do conhecimento científico de forma simples e direta.

Acesse a programação completa de 2026

“Nas feiras, o projeto leva materiais e atividades cuidadosamente planejados para facilitar a compreensão do público e tornar a comunicação mais clara, eficiente e acessível. São utilizados banners, folders e materiais informativos que apresentam a Universidade, seus cursos, seus programas de pós-graduação e as principais formas de ingresso, sempre com linguagem simples e QR Codes que direciona para conteúdos adicionais. Esses materiais foram escolhidos porque permitem que as pessoas levem a informação para casa, compartilhem com familiares e mantenham acesso às orientações mesmo após o encontro presencial. Além disso, são distribuídos brindes educativos que fortalecem a identidade visual da Ufam e despertam curiosidade, sobretudo entre os jovens”, destacou a coordenadora.

A professora falou ainda que o “Ciência em um Dia de Feira” também apresenta pesquisas desenvolvidas na graduação e pós-graduação, sempre adaptadas a uma linguagem acessível, demonstrando como o conhecimento científico pode dialogar com o cotidiano. “Conversas diretas, orientações individuais e momentos de esclarecimento de dúvidas fazem parte das ações, aproximando a universidade da comunidade por meio de uma comunicação que valoriza a simplicidade e o acolhimento. O uso desses recursos só é possível graças ao financiamento da Fapeam, que garante a produção dos materiais, a logística e a estrutura necessária para levar o projeto a diferentes comunidades. Os recursos financeiros permitem que o projeto mantenha regularidade em suas ações, garantindo que a equipe possa se deslocar aos municípios e sustentar o cronograma previsto”, enfatizou.

“Ciência em um Dia de Feira”

A motivação para levar o projeto às feiras de alguns municípios do Amazonas surgiu da percepção de que informações sobre a Ufam podem chegar de forma mais completa no interior do Amazonas. “Muitas famílias ainda acreditam que as universidades federais são pagas, inacessíveis ou destinadas apenas a determinados grupos, e isso afasta jovens e adultos de oportunidades reais. Assim, a Ufam decidiu ir ao encontro da comunidade, levando informações corretas e desmistificando com muito cuidado as percepções equivocadas. Apresentamos a Universidade como uma instituição pública e aberta a todos, reduzindo a distância entre interior e capital e permitindo que pessoas vulnerabilizadas tenham acesso direto a orientações que possam transformar suas trajetórias educacionais. O projeto busca mostrar que a Ufam não apenas existe, mas pertence a todos os amazônidas”, explicou.

A recepção da comunidade é marcada por curiosidade, acolhimento e entusiasmo. “Muitas pessoas chegam tímidas, afirmando que não conhecem bem a Ufam ou acreditando que não teriam condições de ingressar na Universidade. Ao longo das conversas, transeuntes e trabalhadores das feiras demonstram surpresa ao descobrir que a Ufam é gratuita, inclusiva e oferece múltiplos caminhos de entrada. Jovens mostram interesse pelas graduações, enquanto adultos e idosos perguntam sobre a possibilidade de estudar ou de incentivar filhos e netos. Várias pessoas levam folders para familiares, comentando que vão motivá-los a continuar os estudos”, detalhou.

Interior do Amazonas

A presença da Ufam nas feiras, por meio do “Ciência em um Dia de Feira” estabelece um vínculo mais direto, constante e significativo com a população. Ao comparecer presencialmente no interior, a Ufam deixa de ser vista como uma instituição distante, localizada apenas na capital, e passa a ser reconhecida como parte ativa do território.

“Esse contato fortalece a credibilidade da Ufam, cria novas redes de diálogo com escolas, gestores e lideranças locais, e demonstra seu compromisso com a democratização do acesso à educação superior. Além disso, permite que a universidade compreenda melhor as demandas, desafios e potencialidades da região, tornando suas ações mais alinhadas ao contexto local. Quando a Universidade se faz presente, ela amplia sua função social e reafirma que seu papel vai além da formação acadêmica: ela também pertence à comunidade. Ao aproximar a comunidade do conhecimento acadêmico, o projeto contribui para a formação de cidadãos mais críticos, conscientes e capazes de identificar possibilidades de mudança em seu próprio território, o que contribui para o desenvolvimento de soluções locais, além de ampliar o acesso à educação superior como caminho de transformação social”, finalizou.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação/Ascom

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps